plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VEJA VÍDEOS IMPRESSIONANTES

Enchentes na Espanha registram 95 mortes; número pode subir

Um tribunal foi transformado em um necrotério temporário na capital regional, disseram autoridades locais, pois o número de mortos deve aumentar.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Enchentes na Espanha registram 95 mortes; número pode subir camera Um tribunal foi transformado em um necrotério temporário na capital regional, disseram autoridades locais, pois o número de mortos deve aumentar. | Reprodução/X

O fenômeno “gota fria”, que causou enchentes em regiões da Espanha, é o pior já neste século, segundo especialistas. O termo se refere a uma poça de ar mais fria no alto da atmosfera, que pode se separar da corrente de jato, fazendo com que ela se mova lentamente e muitas vezes leve a eventos de chuva de alto impacto. O fenômeno é mais comum no outono.

Noventa e cinco pessoas morreram nas enchentes repentinas, enquanto equipes de emergência correm para encontrar dezenas de desaparecidos. Esse número deve subir, segundo autoridades locais.

MORTES REGISTRADAS

Na região mais afetada de Valência, 92 pessoas morreram, de acordo com Angel Victor Torres, ministro de política territorial e memória democrática da Espanha. Outras duas morreram em Castela-La-Mancha e uma pessoa na Andaluzia.

Vários locais ao sul e leste da Espanha foram atingidos por até 300 mm de chuva em apenas algumas horas na última terça-feira (29), marcando a pior precipitação em Valência em 28 anos, de acordo com a agência meteorológica estadual AEMET.

VEJA TAMBÉM

A maioria das rodovias na região de Valência está completamente inutilizável. Veículos abandonados no trânsito foram levados pela água. Um tribunal foi transformado em um necrotério temporário na capital regional, disseram autoridades locais, pois o número de mortos deve aumentar.

Acredita-se que cerca de 1.200 pessoas ainda estejam presas em diferentes partes de uma rodovia em Valência, e 5.000 veículos estão bloqueados como resultado das águas da enchente, informou a EFE, citando a Guarda Civil da Espanha. Os trens foram suspensos na região, assim como outros serviços públicos importantes em outras regiões afetadas. Escolas, museus e bibliotecas públicas na região de Valência serão fechadas nesta quinta-feira (31), de acordo com o governo local.

A grande quantidade de chuva que caiu fez com que muitos fossem pegos de surpresa, com pessoas ficando presas em seus porões ou primeiros andares e incapazes de chegar a um lugar seguro.

Quer mais notícias internacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp

O primeiro-ministro Pedro Sánchez disse na quarta-feira que seu governo usaria todos os meios necessários para ajudar as vítimas das inundações, enquanto pedia que as pessoas permanecessem vigilantes. Ele deve visitar Valência nesta quinta-feira.

A ministra da Defesa Margarita Robles descreveu a inundação como um “fenômeno sem precedentes”. Robles disse que mais de 1.000 membros das forças armadas foram mobilizados para ajudar nos esforços de resgate.

O governo espanhol decretou três dias de luto oficial pelas vítimas das enchentes, a partir de quinta-feira. Os alertas de chuva continuam até próxima quarta-feira (6), para partes do leste e sul da Espanha, de acordo com a AEMET, com a ameaça de chuva forte prevista para continuar até o final da semana.

Veja vídeos impressionantes das enchentes na Espanha:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias