Pessoas mortas, sobretudo crianças indefesas, entre outros tantos graves problemas, é um dos saldos negativos das guerras deflagradas pelo mundo. Essa é a realidade vivida no Líbano, no Oriente Médio, onde os ataques têm sido constantes por parte de Israel, com centenas de vidas ceifadas.
Nesse contexto, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou, nesta segunda-feira (04), a trágica morte de uma criança brasileira de apenas um ano, vítima de um ataque aéreo de Israel no país libanês.
A criança foi identificada como Fatima Abbas. Ela foi atingida no subúrbio de Hadeth, sul de Beirute, no último sábado (02). A criança é a terceira brasileira morta em consequência desses ataques, sendo que as outras duas vítimas também eram menores de idade.
Em nota, o Itamaraty expressou condolências à família de Fatima e reiterou sua condenação aos ataques aéreos israelenses, que têm atingido indiscriminadamente áreas civis no Líbano. O governo brasileiro fez um apelo urgente para que todas as partes envolvidas cessem imediatamente as hostilidades.
Conteúdos relacionados:
- Brasileira de 16 anos morre no Líbano, dizem familiares
- Brasileiros querem sair do Líbano após ataques
Voos de repatriação continuam pela FAB
Enquanto isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem trabalhado na repatriação de cidadãos brasileiros e seus familiares. Até esta segunda-feira (04), 2.072 pessoas, além de 24 animais de estimação, foram repatriados. O décimo voo de repatriação chegou a Beirute na manhã de hoje e deve retornar ao Brasil na manhã de terça-feira (5).
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que cerca de sete mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil. A comunidade brasileira no Líbano é composta por aproximadamente 21 mil pessoas. O governo continua a alertar os brasileiros para que sigam as orientações de segurança das autoridades locais e que aqueles que possam deixar o país por meios próprios o façam.
Quer ler mais notícias do Mundo? Acesse nosso canal no Whatsapp
O aeroporto de Beirute permanece em operação, com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines. Para qualquer emergência, o Itamaraty disponibiliza um número de plantão consular: +55 (61) 98260-0610, com atendimento via WhatsApp.
O Líbano, localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, tem sido palco de intensos bombardeios, visando alvos do grupo extremista Hezbollah. No entanto, esses ataques têm provocado perdas significativas entre civis, ressaltando a urgência de uma solução pacífica para o conflito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar