plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESCAVAÇÃO

Cabeça de Jesus e caixão são achados em Notre-Dame

Descubra mais sobre esses achados históricos e a nova exposição na catedral.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cabeça de Jesus e caixão são achados em Notre-Dame camera Cabeça de Jesus Cristo encontrada na catedral de Notre-Dame | Imagem: Reprodução/Instagram/louvrepourtous

Em 2019, um incêndio devastou a catedral de Notre-Dame, monumento arquitetônico de Paris, na França. Este mês, o templo religioso está reabrindo para visitação. Durante o processo de recuperação, uma equipe de arqueólogos encontrou uma verdadeira relíquia: uma estátua com a cabeça de Jesus Cristo.

O achado aconteceu em 2022, mas não foi divulgado para não atrasar as obras. Outros artefatos históricos também foram encontrados sob os escombros.

A estátua descoberta, mostra a imagem de Jesus Cristo morto, de olhos fechados, talhado em madeira. Segundo o arqueólogo Christophe Besnier, responsável pelo achado, há certa serenidade na expressão retratada.

Veja também:

A barba de Cristo na estátua é delicadamente talhada. Além disso, a imagem retrata a figura religiosa com cabelo ondulado e nariz reto, algo raro para peças deste tipo já que costumam perder as extremidades com o tempo.

O artefato será exibido na exposição “Faire parler les pierres, sculptures médiévales à Notre-Dame” (“Fazendo as pedras falarem, as esculturas medievais em Notre-Dame”, em tradução livre), junto de outros 30 fragmentos esculpidos encontrados na reconstrução da catedral.

A estátua de Jesus não foi a única peça encontrada nas escavações em Notre-Dame. Vestígios de parte do arco medieval esculpido no século XIII, um caixão de chumbo de forma humana.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Os arqueólogos não desenterraram tudo que havia para descobrir. Besnier revelou que, durante a escavação, a equipe identificou outros elementos esculpidos que, segundo eles, “estão lá, adormecidos”. Para ele, o importante é garantir que esses fragmentos não sejam destruídos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias