Em caso de renúncia ou morte do Papa, o Colégio de Cardeais se reúne no Vaticano, e aqueles com menos de 80 anos podem votar no novo Pontífice da Igreja Católica.
Neste sábado (7), 21 novos cardeais foram nomeados pelo Papa Francisco, em cerimônia no Vaticano. Entre eles, está dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre. Com ele, a seleta lista de cardeais eleitores brasileiros chega a 7 dos 141 totais.
Foram indicados, também, representes do Peru, da Argentina, do Equador, Chile e Japão, das Filipinas, da Sérvia, Costa do Marfim e Argélia.
Natural de Gaspar, em Santa Catarina, dom Jaime Spengler tem 64 anos e é franciscano. Com atenção constante pela ecologia e a crise climática, dom Jaime é o segundo arcebispo da capital gaúcha a ser indicado ao cardinalato. O primeiro foi dom Vicente Scherer, que morreu em 1996, aos 93 anos.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Antes de aderir ao sacerdócio, dom Jaime trabalhou por cinco anos na indústria têxtil, ocupando cargos de responsabilidade. Ele é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar