Marcus Junius Brutus foi um personagem central no assassinato de Júlio César, em 44 a.C. Brutus teria feito parte de uma conspiração formada por dezenas de homens que tinham como objetivo assassinar César.
O grupo acreditava que o poder crescente do ditador ameaçava a República Romana. César foi esfaqueado 23 vezes e, enquanto estava morrendo, teria proferido uma frase que ficou para a história: “Até você, Brutus?”.
Logo depois de conspirar contra o ditador romano, ele mandou fazer moedas de ouro em homenagem ao feito. Foi neste período que o conspirador, para pagar seus soldados, cunhou moedas como o denário de prata, que valia cerca de um dia de pagamento, e o áureo de ouro, que equivalia a 25 denários, ou cerca de um mês de pagamento.
A situação levou a uma guerra civil que acabou sendo vencida pelos aliados de César, que derrotaram Brutus na Batalha de Filipos, na Grécia.
Veja também:
- Coroa de Espinhos de Jesus será exibida ao público
- Turismo no Egito cresce por conta dos cães na região
- Droga alucinógena é encontrada em caneca do Antigo Egito
Existem apenas 17 moedas do tipo conhecidas hoje e elas datam de 43 ou 42 a.C. E uma destas relíquias romanas, que retrata Brutus na face e uma vitória naval durante uma guerra civil no verso, será leiloada na próxima semana.
Leilão
A rara moeda de ouro que vai a leilão pela Numismatica Genevensis SA. O leilão está marcado para os dias 9 a 10 de dezembro deste ano.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar