Cientistas estão cada vez mais próximos de uma revolução na medicina: uma vacina capaz de prevenir e até tratar diferentes tipos de câncer. A inovação, que ainda está em fase de testes clínicos, pode transformar a forma como é combatida uma das doenças mais temidas no mundo, trazendo esperança para milhões de pacientes e suas famílias.
Nesta semana, o Ministério da Saúde da Rússia anunciou que desenvolveu, em parceria com vários centros de pesquisa, uma vacina contra o câncer que será distribuída gratuitamente aos pacientes russos a partir do início de 2025.
ENTENDA
De acordo com o site do Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Federação Russa, o método é baseado em uma abordagem individualizada, um imunizante com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma usada nas vacinas contra a Covid-19. Com base na análise genética do tumor de cada paciente, é criada uma vacina exclusiva que pode 'ensinar' o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas.
Segundo Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya, os testes pré-clínicos da vacina mostraram que ela suprime o desenvolvimento do tumor e possíveis metástases.
No entanto, não foram divulgados maiores detalhes, como exatamente quais tipos de câncer podem ser tratados com o imunizante.
Quer saber mais notícias sobre saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
EnteroMix
É importante ressaltar que, além da vacina de mRNA, também faz parte da abordagem russa contra o câncer, o desenvolvimento da vacina oncolítica EnteroMix. De acordo com os especialistas, o imunizante é baseado em uma combinação de quatro vírus não patogênicos com capacidade de destruir células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a imunidade antitumoral do paciente.
Assim como a vacina mRNA, não há informações detalhadas sobre este novo imunizante.
Os testes clínicos da EnteroMix com pacientes recrutados para a primeira fase devem começar entre o fim de 2024 e início de 2025. Caso o anúncio concretize, será o início de uma revolução na área das vacinas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar