plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOVA PESQUISA

Comportamento carnívoro em esquilos nos EUA surpreende

Pesquisadores afirmam que esta foi a primeira vez que este tipo de alimentação foi documentado no local

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Comportamento carnívoro em esquilos nos EUA surpreende camera Pesquisadores observaram esquilos se alimentando de pequenos roedores na Califórnia | Foto: Sonja Wild, UC Davis

Os esquilos são conhecidos por serem onívoros e se alimentarem principalmente de nozes, sementes e frutos secos. Mas, em um novo estudo, pesquisadores capturaram imagens dos animais caçando, matando e depois comendo pequenos roedores na Califórnia, nos Estados Unidos.

Os cientistas observavam os esquilos no Parque Regional Briones, no condado de Contra Costa, quando detectaram o comportamento incomum da espécie. Das 74 interações com roedores, quase metade (42%) envolveu a caça ativa.

“Isso foi chocante. Nunca tínhamos visto esse comportamento antes", disse a Dra. Jennifer E. Smith, professora associada de biologia na Universidade de Wisconsin-Eau Claire, que liderou o estudo.

Veja também:

"Os esquilos são animais muito familiares aos humanos. Nós os vemos do lado de fora de nossas janelas, interagimos com eles regularmente. No entanto, aqui está este comportamento nunca antes encontrado na Ciência, que lança luz sobre o fato de que há muito mais para aprender sobre a história natural do mundo que nos rodeia", afirmou Smith.

Pesquisadores constataram comportamento em 42% das interações observadas durante o estudo
📷 Pesquisadores constataram comportamento em 42% das interações observadas durante o estudo |Foto: Sonja Wild, UC Davis

De acordo com a pesquisa, os hábitos alimentares carnívoros dos animais atingiram o pico durante as duas primeiras semanas de julho deste ano, período que coincidiu com uma explosão no número de ratos no parque. Isto sugere que o seu comportamento de caça surgiu juntamente com um aumento na disponibilidade destas presas.

“O fato de os esquilos da Califórnia serem comportamentalmente flexíveis e poderem responder a mudanças na disponibilidade de alimentos pode ajudá-los a persistir em ambientes que mudam rapidamente devido à presença de humanos”, afirmou Sonia Wild, uma das autoras do estudo.

VEJA O VÍDEO:

Agora, a equipe planeja retornar ao parque no próximo verão para ver se houve um impacto na população de ratos e dos esquilos e buscar respostas para perguntas como se o comportamento é transmitido dos pais para os filhotes e como afeta os processos ecológicos do local.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias