plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ACUSAÇÃO GRAVE

EUA acusam China de roubar documentos do Tesouro Americano

Autoridades americano afirmam que os chineses tiveram acesso aos documentos por meio de ataque hacker, que foi patrocinado por governo chinês

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia EUA acusam China de roubar documentos do Tesouro Americano camera Documentos do tesouro americano estariam de posse de chineses por meio de invasão cibernética | Foto: Reprodução/Pexels

Hackers supostamente patrocinados pelo Estado chinês invadiram sistemas do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos neste mês. O incidente foi descrito como “grave” em carta enviada a legisladores, segundo informou a agência Reuters, na última segunda-feira (30).

O ataque cibernético comprometeu o provedor terceirizado de segurança BeyondTrust, permitindo aos hackers acessar documentos não classificados do Tesouro.

Segundo o relatório, os invasores obtiveram uma chave de segurança usada pelo fornecedor para proteger um serviço baseado em nuvem.

Conteúdos Relacionados:

Essa brecha possibilitou que acessassem remotamente estações de trabalho e documentos de usuários do Departamento do Tesouro.

A carta aponta que o ataque foi conduzido por um grupo classificado como Ameaça Persistente Avançada (APT), supostamente ligado ao governo chinês.

O Tesouro tomou conhecimento da violação no dia 8 de dezembro e desde então trabalha com a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura (CISA) e o FBI para avaliar os danos.

Apesar da gravidade do incidente, autoridades do Tesouro, FBI e CISA não forneceram detalhes adicionais.

Apesar disso, em resposta às acusações, Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou que o país “se opõe a todas as formas de ataques de hackers”

Quer mais notícias de Mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Representantes da Embaixada Chinesa em Washington também negaram envolvimento, acusando os Estados Unidos de difamação sem evidências concretas.

O incidente reflete as crescentes tensões entre as duas potências no campo da segurança cibernética, em meio a disputas políticas e econômicas globais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias