plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NA VÉSPERA DO CESSAR-FOGO COM O HAMAS

Território de Israel é atacado por grupo Houthis, do Iêmen

Israel é atacado pelos Houthis do Iémen, aumentando a tensão no Oriente Médio. Entenda as implicações desse conflito e o acordo de cessar-fogo com o Hamas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Território de Israel é atacado por grupo Houthis, do Iêmen camera Os ataques foram feitos na véspera do cessar-fogo entre Israel e Palestina. | (Vatican News/Reprodução)

Os conflitos no Oriente Médio podem tomar outros rumos após um novo ataque neste final de semana.

Israel foi alvo de novos ataques neste sábado (18), um dia antes de o cessar-fogo com o Hamas entrar em vigor. Um dos ataques, reivindicado pelos Houthis, grupo que controla parte do Iêmen, mirou o Ministério da Defesa israelense. A escalada de violência aumenta a tensão em uma região já marcada por confrontos intensos.

O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelo Catar, Estados Unidos e Egito, foi aprovado em 15 de janeiro de 2025, após meses de negociações sem grandes avanços. A previsão é que o plano entre em vigor neste domingo (19), com a liberação dos primeiros reféns mantidos em território palestino.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Apesar do progresso diplomático, os eventos deste sábado complicam o cenário. Em comunicado, Yahya Saree, porta-voz dos Houthis, afirmou que o ataque ao Ministério da Defesa israelense foi realizado com um míssil balístico. “As Forças Armadas do Iêmen, com a ajuda de Alá, realizaram uma operação militar contra o chamado Ministério da Defesa do inimigo israelense na área ocupada de Yaffa”, declarou.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram o ataque, mas afirmaram que o míssil foi interceptado antes de atingir o território israelense. “O míssil foi interceptado pelo sistema de defesa aéreo do país”, disseram em comunicado, contradizendo a declaração dos Houthis de que o alvo havia sido atingido.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ataque em Tel Aviv

Horas após o ataque vindo do Iêmen, outro incidente foi registrado em Tel Aviv. Segundo a polícia local, um homem armado com uma faca atacou um cidadão em um restaurante na rua Le Bontin, ferindo-o gravemente. “A polícia recebeu um relatório de um tiroteio na área. Segundo a investigação preliminar, o autor do ataque é um terrorista ligado ao Hamas”, afirmaram as autoridades.

O agressor, identificado como Salah Yahya, de 19 anos, foi morto por uma pessoa armada que estava no local. O Hamas confirmou que Yahya era membro de seu grupo. Até o momento, não há informações sobre outras vítimas.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os Houthis intensificaram ofensivas contra embarcações no Mar Vermelho e alvos associados a Israel e seus aliados. O ataque deste sábado é o mais recente em uma série de eventos que demonstram o impacto regional do conflito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias