
Afastado de eventos públicos após passar pelo maior período internação em um hospital desde que assumiu o cargo máximo da igreja católica mundial, o papa Francisco surpreendeu fiéis às vésperas da Semana Santa.
Ao final da celebração do Domingo de Ramos, presidida pelo cardeal Leonardo Sandri neste domingo (13), o Pontífice fez uma rápida aparição para cerca de 40 mil fiéis presentes na praça São Pedro, no Vaticano. Ele fez uma rápida saudação e desejou "bom Domingo de Ramos! Boa Semana Santa".
Leia também
- Papa agradece médicos com pizza após recuperação milagrosa
- Papa ficou à beira da morte e médicos pensaram em parar tratamento
Muitos consideram um passo a mais para a volta do papa à vida pública após os 38 dias de tratamento de problemas pulmonares. Desde sua alta, em 23 de março, Francisco tem seguido um período recluso na Casa Santa Marta, no Vaticano, para total recuperação.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Apesar de sua necessidade de oxigênio suplementar ter diminuído, o papa continua recebendo terapia respiratória e fisioterapia motora como parte de sua recuperação.
Hoy a primera hora de la tarde, el Papa Francisco visitó de sorpresa la Basílica de Santa María la Mayor para rezar ante el icono de la Virgen Salus Populi Romani, tan querida por él. Bergoglio se está preparando espiritualmente para el Domingo de Ramos y la Semana Santa mientras… pic.twitter.com/yLIoE3Fo87
— Martín Dandach (@MartinDandach) April 12, 2025
Não foi a primeira vez
Nos últimos dias, o papa tem feito aparições repentinas em locais públicos, apesar de ainda estar em recuperação.
Pope Francis Blesses a Baby during his Surprise Visit to Saint Peter's Basilica! (H/T Jose Maximiano) pic.twitter.com/emHKi3VmLp
— Catholic News World (@catholicnews1) April 10, 2025
No sábado (12), o pontífice realizou uma visita surpresa à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na véspera do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. Ele, que se recupera de uma pneumonia bilateral, foi visto em uma cadeira de rodas, carregando um buquê de flores, e rezou diante do ícone da Virgem Maria, conhecido como Salus Populi Romani.

A homenagem ao ícone de Maria Salus Populi Romani é um costume do papa Francisco desde o início de seu papado, em 2013. Ele tem mantido essa tradição antes e depois de cada viagem apostólica, para demonstrar um vínculo filial com a imagem sagrada.
Na quinta-feira (10), ele visitou a Basílica de São Pedro, onde foi visto acenando para os visitantes enquanto era empurrado em uma cadeira de rodas.
Além disso, ele se reuniu com o rei Charles III e a rainha Camilla do Reino Unido na quarta-feira, 9 de abril.
Semana Santa
A Semana Santa é um período significativo no calendário litúrgico cristão, pois marca o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Embora o papa Francisco ainda esteja em convalescença, ele tem mantido um envolvimento simbólico nas celebrações religiosas.
No entanto, a Santa Sé ainda não confirmou sua participação nas próximas celebrações da Páscoa, com uma decisão esperada para o início da próxima semana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar