
O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky acusou, nesta segunda-feira (28), o líder russo Vladimir Putin de manipular um cessar-fogo entre 8 e 10 de maio. A data da "trégua" foi escolhida para as comemorações da vitória dos soviéticos contra a Alemanha nazista na segunda guerra mundial.
O líder ucrâniano propôs um cessar-fogo imediato de pelo menos 30 dias. No entanto, Zelensky não anunciou se ordenaria suas tropas a respeitarem o período de trégua estabelecido por Putin.
Conteúdo relacionado:
- Ataque mata 34 em novo alvo de Putin na Ucrânia
- 'Putin vai morrer em breve', diz Zelenski à TV francesa
Em contrapartida, o governo russo afirmou que a Ucrânia deveria seguir o exemplo, e em caso de violações de tréguas, o kremlin daria "uma resposta adequada e eficaz".
Quer mais notícias internacionais? acesse o nosso canal no WhatsApp
Há duas semanas, Putin havia decretado um cessar-fogo de 30 horas, nos dias 19 e 20, por ocasião do feriado de Páscoa, no entanto, ambos os lados se acusaram de descumprimento do acordo, mesmo com a redução da intensidade dos combates.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar