
O Vaticano deu início aos preparativos para um dos momentos mais aguardados pelos católicos: a escolha do novo papa. Nesta sexta-feira (02), técnicos instalaram a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, que anunciará a escolha do sucessor do papa Francisco pelo conclave, marcado para começar na próxima quarta-feira (7).
Seguindo a tradição de séculos, a fumaça preta indica que a votação foi inconclusiva. Já a fumaça branca será o sinal de que o sucessor do papa Francisco foi finalmente escolhido. Saiba como a fumaça é produzida:
Conteúdos relacionados:
- Conclave: conheça os segredos da reunião que escolhe novo papa
- 8 cardeais brasileiros que podem suceder o papa Francisco
- O que é o conclave? Entenda o ritual de escolha do novo papa
Como será feita a fumaça do conclave?
Durante muito tempo, para produzir a fumaça preta, os funcionários do Vaticano acrescentavam palha úmida às cédulas queimadas. Porém, a confusão acontecida no conclave de 1958, quando houve diversos alarmes falsos aparentemente porque a palha não pegou fogo, levou o Vaticano a procurar um sistema menos falível.
Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Para evitar erros como esse, o Vaticano adotou em 2005 um sistema mais moderno com o uso de cartuchos com produtos químicos capazes de gerar fumaça preta ou branca de maneira clara e inconfundível.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar