
Um foguete Starship, da empresa SpaceX, explodiu durante um teste na noite desta quarta-feira (18), na base da companhia localizada no Texas, Estados Unidos. O incidente ocorreu por volta das 23h no horário local, o que corresponde à 1h da madrugada de quinta-feira (19) no horário de Brasília.
De acordo com a SpaceX, o equipamento passou por uma falha considerada grave enquanto estava posicionado na plataforma de testes da Starbase. A empresa informou que o teste fazia parte da preparação para o décimo voo do modelo Starship.
Conteúdo relacionado:
- Rússia alerta EUA sobre apoio militar direto a Israel
- EUA exigirão ver redes para dar visto; veja o que será vetado
- China inicia retirada de seus cidadãos de Israel e Irã
Em comunicado publicado na rede social X, a SpaceX afirmou que não houve feridos na explosão. A companhia, controlada pelo empresário Elon Musk, investiga as causas da ocorrência.
Este é o quarto episódio de falha envolvendo lançamentos da SpaceX em 2025. Em janeiro, a empresa perdeu contato com uma das aeronaves, que foi destruída antes de conseguir pousar. Já em março, a comunicação foi interrompida cerca de 10 minutos após a decolagem, e destroços foram observados na região das Bahamas.
Quer mais notícias internacionais? acesse o nosso canal no WhatsApp
Em maio, uma nova falha impediu a descida do propulsor e da cápsula da nave, o que comprometeu o lançamento de uma carga experimental composta por simuladores de satélites.
As investigações seguem para apurar as causas da falha registrada mais recentemente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar