plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALTAS TEMPERATURAS

Calor sufocante na Europa: o que isso revela do futuro?

Na Itália foram emitidos alertas de calor em pelo menos 16 cidades. Especialistas ressaltam que os efeitos tendem a ser sentidos em diversas parte do mundo, incluindo o Brasil. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Calor sufocante na Europa: o que isso revela do futuro? camera A onda de calor sentida no continente é o resultado de uma poderosa área de alta pressão na atmosfera. Ela faz com que o ar desça, se comprima e aqueça, suprima a cobertura de nuvens e resulte em sol forte. | Foto: Reprodução

A Europa tem sofrido com as altas temperaturas nos últimos dias e em muitos lugares do sul do continente, há termômetros registrando temperaturas que se aproximam dos 38ºC. Apesar disso, são poucos os sinais de alívio.

De acordo com especialistas, as ondas de calor ficam ainda mais frequentes e chegam cada vez mais cedo, colocando à prova os impactos das mudanças climáticas. Além disso, o cenário eleva o risco de incêndios.

VEJA TAMBÉM

Na Itália foram emitidos alertas de calor para pelo menos 16 cidades do país. Paris chegou a fechar o topo da Torre Eiffel para visitantes e no sul da França, um reator nuclear chegou a ser desligado, já que a descarga de água aquecida em um rio ameaçaria a vida selvagem. Em Londres, a abertura do torneio de tênis de Wimbledon abriu com o dia mais quente já registrado - acima de 32ºC.

“Em alguns lugares na Europa, estamos experimentando temperaturas que nunca foram registradas antes, então é realmente incomum”, disse Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Mudança Climática Copernicus, com sede na Espanha.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a Europa Ocidental está sob influência de um forte sistema de alta pressão, aprisionando ar seco do norte da África.

A onda de calor sentida no continente é o resultado de uma poderosa área de alta pressão na atmosfera. Ela faz com que o ar desça, se comprima e aqueça, suprima a cobertura de nuvens e resulte em sol forte.

Buontempo, porém, acrescenta outro fator. “Com as mudanças climáticas, estamos destinados a ver ondas de calor mais intensas, longas e frequentes, e é exatamente isso que estamos vendo.”

Os efeitos da ondas de calor tendem a ser refletidos na população que em sua maioria é de idosos. Conforme a OMM, mais de dois terços das ondas de calor severas no continente desde 1950 ocorreu desde 2000.

Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

“O futuro próximo para a Europa é sombrio. Seca e calor impulsionados por combustíveis fósseis só vão piorar mais rapidamente. Não há volta nisso – apenas aumento contínuo”, disse, nas redes sociais, Peter Carter, diretor do Climate Emergency Institute.

Especialistas ressaltam que eventos climáticos extremos como ondas de calor, tempestades e estiagens severas serão ainda mais comuns em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

O verão de 2024/2025 foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961, com temperatura 0,34°C acima da média histórica do período de 1991 a 2020. O verão anterior já havia sido o mais quente da série histórica.

No ano de 2023, o país havia registrado nove ondas de calor e no ano passado, oito foram contabilizadas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a OMM, essas ondas se caracterizam por temperaturas máximas que ficam no mínimo entre 5ºC e 7ºC acima da média por pelo menos cinco dias seguidos.

De acordo com o estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de dias com ondas de calor no Brasil aumentou oito vezes (de 7 para 52) nas últimas três décadas.

O aquecimento global também está ligado a variações bruscas de temperatura, como ondas de frio e ocorrências atípicas de neve e granizo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias