
O início de julho, tradicionalmente marcado por festividades e férias de verão nos Estados Unidos, foi interrompido por uma tragédia no estado do Texas, onde fortes chuvas provocaram o transbordamento repentino do Rio Guadalupe, resultando em uma das enchentes mais devastadoras dos últimos anos na região de Hill Country.
Segundo autoridades locais, ao menos 27 pessoas morreram, de acordo com o xerife do Condado de Kerr, Larry L. Leitha. Entre os desaparecidos está um grupo de 23 a 25 meninas que participavam do acampamento de verão cristão Camp Mystic, voltado exclusivamente para meninas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Nova variante da Covid avança e tem sintoma inusitado
- Rússia intensifica ataques à Ucrânia após conversa com Trump
- Mulher interna para laqueadura, mas acorda sem perna e com novo coração
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram o aumento rápido e intenso do nível da água desde sexta-feira (4), quando a tempestade atingiu a região. Por conta da gravidade da situação, o governador do Texas, Greg Abbott, declarou estado de desastre para mobilizar recursos em apoio às operações de busca e resposta à tragédia.
“Hoje à noite, assinei uma declaração de desastre para garantir que as autoridades locais tenham recursos para continuar a responder às enchentes na região de Hill Country. O Texas não medirá esforços para garantir que todas as pessoas desaparecidas sejam devidamente contabilizadas”, afirmou o governador na rede social X (antigo Twitter).
As missões de resgate, com apoio aéreo, estão sendo realizadas ininterruptamente, segundo Abbott. Ele garantiu que as buscas não vão parar até que todas as pessoas estejam localizadas.
De acordo com Dalton Rice, administrador municipal de Kerrville, a elevação do rio aconteceu de forma extremamente rápida, durante a madrugada, sem tempo hábil para alertas à população.
“Isso aconteceu muito rápido, em um período de tempo muito curto, impossível de prever, mesmo com radar”, disse Rice à agência Reuters. “Isso aconteceu em menos de duas horas.”
Embora a Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas tenha emitido alertas de tempo severo no dia anterior, o diretor do órgão, W. Nim Kidd, afirmou que as previsões não indicavam o volume de chuva que, de fato, caiu sobre a região.
A comoção causada pela tragédia chegou à Casa Branca. O presidente Donald Trump, em breve declaração a jornalistas, lamentou a catástrofe: “É impactante”, resumiu.
As autoridades informaram que, até a noite de sexta, cerca de 237 pessoas foram resgatadas ou evacuadas, sendo 167 delas com auxílio de helicópteros. A Guarda Costeira dos Estados Unidos, segundo informou a secretária do Departamento de Segurança Interna, Krist Noem, também está atuando nas operações de resgate.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar