
Duas fortes erupções do vulcão Monte Lewotobi Laki-Laki, na ilha de Flores, na Indonésia, chamaram atenção na manhã desta segunda-feira (07), após a emissão de colunas de cinzas chegarem a 18 quilômetros de altura. As explosões cobriram vilarejos com material vulcânico e provocaram o cancelamento de dezenas de voos. Até o momento, não há registro de vítimas.
De acordo com o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos, as erupções ocorreram por volta das 11h e novamente às 19h30, horário local. A primeira foi a mais intensa desde novembro de 2024, quando uma atividade do mesmo vulcão deixou nove mortos, e a segunda chegou a lançar cinzas a 13 quilômetros de altitude.
Poderosa erupción del monte Lewotobi Laki-Laki en la isla de Flores, Indonesia, registrada este 7 de julio de 2025 pic.twitter.com/XiT6U7H4ne
— Enséñame de Ciencia (@EnsedeCiencia) July 7, 2025
O vulcão permanece em nível de alerta máximo desde junho e lançou nuvens escaldantes de gases e rochas por até cinco quilômetros pelas encostas. Drones registraram lava preenchendo a cratera, o que indica movimentação significativa de magma no interior do monte de 1.584 metros de altura.
Conteúdos relacionados:
- Agricultor é devorado por cobra píton gigante na Indonésia
- Enchente no Texas deixou mais de 80 mortos e há risco de mais chuvas
- Calor sufocante na Europa: o que isso revela do futuro?
“Uma erupção desse porte certamente carrega um potencial de perigo maior, incluindo seu impacto na aviação”, afirmou Muhammad Wafid, chefe da Agência Geológica da Indonésia.
Com a intensificação da atividade vulcânica, a zona de exclusão foi ampliada para um raio de sete quilômetros. Segundo especialistas, o aumento da pressão causado por um bloqueio de magma pode ter reduzido os sinais sísmicos antes da erupção, o que explica a falta de alerta prévio.
Voos cancelados e moradores em fuga
Ao menos 24 voos internacionais com origem ou destino em Bali, incluindo rotas para Austrália, Singapura e Coreia do Sul, foram cancelados. Outras quatro conexões domésticas também foram afetadas. Apesar dos transtornos, o Aeroporto Internacional Ngurah Rai segue operando normalmente, segundo autoridades locais.
A queda de cinzas vulcânicas atingiu diversas vilas nos arredores do vulcão. Moradores relataram pânico e fugas às pressas, enquanto detritos cobriam casas inteiras e escureciam o céu.
Segundo Hadi Wijaya, do Centro de Vulcanologia, fragmentos de cascalho e cinzas do tamanho de um polegar foram lançados até oito quilômetro da cratera. “Vamos reavaliar a ampliação da zona de perigo, que deve estar livre de moradores e de atividades turísticas”, disse Wafid.
As autoridades também alertaram para o risco de fluxos de lama vulcânica nos rios da região em caso de chuvas fortes.
Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Região de risco constante
A Indonésia é arquipélago com mais de 280 milhões de habitantes, localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, área de intensa atividade sísmica e vulcânica. O país abriga 120 vulcões ativos e já enfrentou grandes tragédias provocadas por erupções, como a do Monte Merapi, em 2010, que deixou 353 mortos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar