
Em meio ao acirramento das tensões comerciais globais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) novas tarifas de 30% sobre produtos importados da União Europeia e do México. A medida deve entrar em vigor no dia 1º de agosto de 2025.
A decisão amplia a política tarifária agressiva adotada recentemente por Trump contra diversos parceiros comerciais, incluindo o Brasil, onde aplicou tarifa de 50%. Em publicação na Truth Social, ele divulgou cartas enviadas aos governos afetados e avisou que, se houver retaliação, os EUA poderão dobrar as taxas.
Sobre o México, Trump alegou que o país “não tem ajudado o suficiente” no combate ao narcotráfico e à contenção de cartéis na fronteira. “Não posso permitir que a América do Norte vire um playground do narcotráfico”, escreveu. A tarifa de 30% será aplicada de forma geral, além de outras já existentes por setor.
Em relação à União Europeia, Trump criticou os déficits comerciais com o bloco e exigiu acesso “pleno e irrestrito” ao mercado europeu. Como alternativa às tarifas, sugeriu que empresas da UE passem a produzir dentro dos Estados Unidos. “Faremos todo o possível para acelerar aprovações em poucas semanas”, prometeu.
Quer saber mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no Whatsapp
A escalada tarifária deve gerar novos atritos diplomáticos e comerciais, especialmente após esses últimos acontecimentos
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar