
O tarifaço de Trump vem prejudicando não apenas a economia do Brasil e de outros países, como também interfere nos conflitos geopolíticos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O presidente dos Estados Unidos ameaçou com sanções severas a Rússia, incluindo tarifas secundárias de até 100% na exportação de seus produtos caso não acabe a guerra.
Trump afirmou em declarações feitas no Salão Oval da Casa Branca que o acordo de paz com a Ucrânia precisa ser feito em até 50 dias. A finalidade é fragilizar economicamente o país que já está sujeito a sanções ocidentais. As tarifas secundária também alcançam países que mantêm comércio com uma nação sancionada, no caso a Rússia.
Ainda durante as declarações, o presidente declarou estar "muito, muito infeliz" com a Rússia e "decepcionado" com Vladimir Putin. "Vamos aplicar tarifas muito severas se não chegarmos a um acordo em 50 dias", ameaçou. O chefe da Otan permanecerá em Washington até terça-feira e também se reunirá com o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, e o secretário de Estado, Marco Rubio.
Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
Trump também disse que os ucranianos "continuam a lutar com tremenda coragem", mas que estão perdendo equipamentos e prometeu que bilhões de dólares serão enviados ao país em um acordo fechado entre EUA e Ucrânia. Fizemos um acordo hoje em que enviaremos armas e eles [Ucrânia] pagarão por elas", disse.
"Senti que tínhamos um acordo umas quatro vezes", disse Trump sobre um acordo com Putin. "Mas continuou acontecendo sem parar", acrescentou.
Temos um oceano nos separando (...) Esta não é a guerra de Trump. Estamos aqui para acabar com ela e pará-la.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar