
Os terremotos são fenômenos naturais provocados pelo deslocamento das placas tectônicas, capazes de liberar grande energia e causar abalos que podem ser sentidos a quilômetros de distância. Dependendo da intensidade e profundidade, esses eventos podem provocar desde pequenos tremores até grandes destruições, afetando comunidades inteiras.
Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o noroeste da Turquia neste domingo (10), às 19h53, no horário local, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O abalo ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, tendo como epicentro o distrito de Sındırgı, na província de Balıkesir.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Maduro desafia EUA após aumento de recompensa por captura
- Netanyahu afirma que pretende deter o controle total da Faixa de Gaza
De acordo com a Diretoria de Gestão de Emergências e Desastres Naturais da Turquia (AFAD), pelo menos três tremores secundários foram registrados na mesma província, com magnitudes de 4,6, 4,1 e 4,0.
O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, informou que o terremoto também foi sentido em Istambul e nas províncias vizinhas, levando as autoridades a iniciarem imediatamente avaliações de campo. “Até o momento, nenhuma situação adversa foi relatada. Estamos monitorando a situação de perto. Desejo uma rápida recuperação aos afetados”, declarou.
Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
A província de Istambul confirmou a percepção do tremor, mas destacou que não há registro de danos ou emergências. Emissoras locais mostraram imagens de um prédio desabado em Balıkesir, sem relatos de vítimas. Equipes de inspeção seguem trabalhando na região.
Veja:
https://youtu.be/iCZ0SsQfR_c?si=oiWxFUg4FqnVzklF
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar