plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
10 ANOS DE PRISÃO

Brasileiro é condenado por tentar assassinar Cristina Kirchner

A tentativa de matar a ex-presidente argentina ocorreu em setembro de 2022

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasileiro é condenado por tentar assassinar Cristina Kirchner camera Brasileiro já respondia na justiça sobre pedofilia | Reprodução/Facebook

A Justiça da Argentina condenou, nesta quarta-feira (8), o brasileiro Fernando Sabag Montiel a dez anos de prisão e Brenda Uliarte a oito anos, pela tentativa de assassinato da ex-presidente Cristina Kirchner, na noite de 1º de setembro de 2022.

A pena de Montiel foi unificada com uma condenação anterior, de quatro anos, por posse e distribuição de material que promovia abuso de menores, totalizando 14 anos de prisão para ele.

Conteudo Relacionado

Em suas últimas palavras perante os juízes antes da leitura da sentença, ele disse que o caso estava repleto de irregularidades. "Este caso foi armado e isso é conhecido. Eles plantaram uma arma", disse.

Uliarte optou por não se pronunciar. Os fundamentos da sentença serão conhecidos em 9 de dezembro, de acordo com o Tribunal.

Na noite do atentado, Montiel, 38, misturou-se a apoiadores da então vice-presidente que a esperavam na porta de sua casa, em Buenos Aires. Quando Cristina tirava fotos e autografava livros, ele atirou duas vezes mirando a arma a 15 centímetros do rosto dela, mas as balas não saíram. Ele nasceu no Brasil e tem nacionalidade argentina, carregava uma pistola com cinco balas.

Junto com sua namorada, Uliarte, ele enfrentava as acusações de tentativa de homicídio qualificado. A promotoria acusou Montiel e Uliarte do crime triplamente agravado por dolo, por violência de gênero em forma de violência política e pelo uso de arma de fogo.

O pedido da promotoria era para que ele fosse condenado a 15 anos de prisão, e ela, a 14 anos. Ao longo do processo, Montiel afirmou que tentou matar a peronista como um "ato de justiça".

Imagens de câmaras de segurança divulgadas ao longo das investigações mostram o casal circulando por eventos de apoiadores de Cristina, vendendo algodão-doce.

A tentativa de homicídio reavivou memórias da violência política na Argentina, algo que se pensava ter sido erradicado desde a ditadura civil-militar. O ataque gerou uma grande onda de apoio a Cristina.

Javier Milei, que ainda não era presidente da Argentina, e a atual ministra da Segurança Pública, Patricia Bullrich, estão entre os poucos políticos de peso nacional que não condenaram publicamente a tentativa de magnicídio.

Montiel nasceu em 1987, no Brasil e, segundo a imprensa argentina, vive no país desde 1993. Sua mãe é argentina, e seu pai, o chileno Fernando Ernesto Montiel Araya, já foi alvo de um inquérito da Polícia Federal brasileira em 2020.

O ataque ocorreu quando o julgamento de Cristina por corrupção estava iniciando. Ela foi condenada em 2022, e neste ano a Suprema Corte confirmou a condenação da ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires em um imóvel diferente daquele em que ocorreu a tentativa de assassinato.

A promotoria não apresentou acusações contra um terceiro suspeito, Nicolás Carrizo, após constatar que ele não tinha conhecimento do plano.

Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Durante o julgamento, os advogados de Cristina solicitaram uma investigação sobre os possíveis mentores do ataque, mas o pedido foi rejeitado. A ex-presidente denunciou a perseguição política, afirmando: "Querem que eu seja presa ou morta."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias