Em meio à tentativa de reconstruir alianças e redefinir o papel dos Estados Unidos no Oriente Médio, o presidente Donald Trump protagonizou um momento inusitado ao receber o líder sírio Ahmed al-Sharaa na Casa Branca. A visita, marcada por simbolismo diplomático e um tom descontraído, acabou chamando atenção por um comentário do republicano que gerou risadas - e certa controvérsia.
O episódio ocorreu na segunda-feira, 10, após uma reunião a portas fechadas entre os dois chefes de Estado. Diante da imprensa, Trump presenteou o presidente sírio com um frasco de perfume, borrifou a fragrância nele e comentou que daria "um perfume a Ahmed e outro a sua mulher".
CONTEÚDO RELACIONADO
- Japão emite alerta de Tsunami após terremoto de 6,7 de magnitude
- Papa Leão XIV completa 6 meses: relembre sua trajetória à frente da Igreja
- Prefeito eleito de Nova York, muçulmano e democrata, desafia Trump
Em seguida, o líder norte-americano perguntou ao visitante: "quantas esposas" ele tinha. A resposta foi imediata. "Uma só", afirmou Ahmed. Trump, então, retrucou: "Com vocês, eu nunca sei", provocando risadas no Salão Oval. O comentário foi interpretado como uma referência ao estereótipo que associa homens muçulmanos à poligamia.
Quer mais notícias internacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
PRESENÇA MILITAR NORTE-AMERICANA
Ahmed al-Sharaa assumiu o comando interino da Síria em janeiro deste ano, pouco depois de liderar o grupo rebelde que derrubou o regime de Bashar al-Assad, encerrando 14 anos de guerra civil. Desde então, o país tenta se reorganizar politicamente e garantir estabilidade institucional.
Nos bastidores, a visita de Ahmed a Washington teve como principal pauta a manutenção da presença militar norte-americana na base aérea de Damasco. O encontro também tratou do novo acordo de segurança entre Síria e Israel e do monitoramento do cessar-fogo entre o Estado judeu e os grupos Hamas e Hezbollah.
GRUPO TERRORISTA LIGADO À AL QAEDA
Em julho, o governo dos Estados Unidos havia retirado o status de "grupo terrorista" do HTS (Hay’at Tahrir al-Sham), facção anteriormente conhecida como Frente al-Nusrah e ligada à Al Qaeda. O grupo, hoje, se apresenta como uma "entidade independente", o que abriu caminho para o diálogo entre Washington e o novo governo sírio.
VEJA:
Lmaooo. Trump gave the President of Syria a bottle of Trump cologne earlier this week when he visited the White House.
— johnny maga (@_johnnymaga) November 12, 2025
“The other one is for your wife. How many wives?”
“One.”
“With you guys, I never know.” 🤣pic.twitter.com/3mUqwCIxva
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar