Autoridades de saúde dos Estados Unidos estão em alerta após a confirmação de casos de sarampo em dois grandes aeroportos do país. O Departamento de Saúde de New Jersey (NJDOH) anunciou que passageiros que passaram pelos terminais B e C do Aeroporto Internacional Liberty de Newark testaram positivo para o vírus.
Um caso similar também foi registrado no Aeroporto Internacional Logan, em Boston, envolvendo um visitante do Texas. A detecção dos casos ocorre em um período de intensa movimentação aérea, com previsão de que mais de oito milhões de pessoas passem pelos aeroportos americanos durante as festividades de fim de ano.
Conteúdos relacionados:
- O cérebro se desenvolve até os 25 anos? Veja o que diz a ciência
- Ladrões usam furadeira gigante e roubam R$ 197 milhões de banco
- 'Eclipse do Século' promete mais de 6 minutos de escuridão
O sarampo é considerado um dos vírus mais contagiosos do mundo, sendo transmitido principalmente pelo ar. Ele pode permanecer no ambiente por até duas horas após a saída de uma pessoa infectada, o que aumenta o risco de exposição em locais com grande fluxo de pessoas, como os aeroportos.
Até o dia 23 de dezembro de 2025, somente em New Jersey foi registrado 11 casos de sarampo, e em todo o país, foram contabilizados 2.012 casos, conforme dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). A doença, que pode ser evitada com a vacinação, afeta principalmente pessoas não vacinadas ou que nunca foram expostas ao vírus.
O NJDOH, em colaboração com autoridades locais de saúde, está realizando o rastreamento de contatos para identificar outras possíveis exposições e orientar a população sobre os riscos. “O NJDOH está trabalhando em colaboração com autoridades de saúde locais no rastreamento contínuo de contatos e nos esforços para notificar pessoas que possam ter sido expostas e identificar exposições adicionais que possam ter ocorrido”, diz o comunicado oficial.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Entre os sintomas de sarampo está febre alta, tosse, coriza, olhos vermelhos lacrimejantes e uma erupção cutânea que aparece de três a cinco dias após o início dos sinais. A erupção, normalmente, começa como manchas vermelhas planas no rosto, espalhando-se pelo pescoço, tronco, braços, pernas e pés.
A comissária do Departamento de Saúde Pública de Connecticut, Manisha Juthani, reforça a importância da vacinação para evitar a doença. “A melhor maneira de proteger seus filhos e a si mesmo do sarampo é ser vacinado. Uma dose da vacina contra o sarampo é cerca de 93% eficaz, enquanto duas doses são cerca de 97% eficaz", alerta.
Com o aumento no número de viajantes durante as férias, as autoridades de saúde seguem monitorando a situação e alertam para a importância da imunização, especialmente para quem ainda não recebeu as duas doses recomendadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar