plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOBEL DA PAZ

María Corina celebra ação dos EUA e pede posse de González 

Oposição, democracia e soberania entram no centro do discurso da Nobel da Paz após captura de Nicolás Maduro anunciada por Trump

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia María Corina celebra ação dos EUA e pede posse de González  camera María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, afirmou que a captura de Nicolás Maduro anunciada por Donald Trump abre caminho para uma transição democrática. | Reprodução/CNN

A história recente da América Latina costuma ser marcada por ciclos de esperança, frustração e disputas narrativas em torno da democracia. Em momentos de ruptura, líderes políticos e símbolos da oposição assumem o protagonismo do discurso público, buscando dar sentido a acontecimentos que ultrapassam fronteiras e reposicionam países inteiros no tabuleiro internacional. Foi nesse clima de virada histórica que a crise venezuelana ganhou novos contornos neste sábado (3).

Líder da oposição na Venezuela e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado comemorou publicamente a operação dos Estados Unidos contra o presidente Nicolás Maduro e afirmou que chegou o momento de Edmundo González Urrutia, candidato que reivindica a vitória na última eleição, assumir a presidência do país. Em comunicado divulgado nas redes sociais, Machado declarou que Maduro deverá responder na Justiça internacional pelos "crimes atrozes" cometidos contra o povo venezuelano e cidadãos estrangeiros.

CONTEÚDO RELACIONADO

LONGA LUTA POLÍTICA

Segundo a opositora, a ofensiva liderada pelos Estados Unidos representa o desfecho de uma longa luta política. "Nós lutamos por anos, entregamos tudo, e valeu a pena. O que tinha que acontecer está acontecendo", escreveu, reforçando que a responsabilização de Maduro seria inevitável diante das denúncias acumuladas ao longo dos últimos anos.

Quer mais notícias internacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

María Corina Machado também pediu o reconhecimento imediato de Edmundo González Urrutia como presidente da Venezuela. Para ela, a legitimidade do candidato deve ser assumida por todos os que "arriscaram tudo pela democracia" no processo eleitoral, incluindo as Forças Armadas. A opositora defendeu que González seja reconhecido como chefe da Força Armada Nacional, convocando oficiais e soldados a aderirem ao que classificou como um momento decisivo. "Esta é a hora dos cidadãos", afirmou.

TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, Machado foi homenageada por sua atuação em defesa dos direitos democráticos e por buscar uma transição pacífica da ditadura para a democracia. À época, o presidente do Comitê Nobel, Jørgen Watne Frydnes, descreveu a líder opositora como "uma mulher que mantém a chama da democracia viva em meio à crescente escuridão".

Em tom mobilizador, Machado declarou que a oposição está preparada para fazer valer o mandato que reivindica nas urnas. "Chegou a hora de a soberania popular e a soberania nacional governarem nosso país. Vamos libertar os presos políticos, reconstruir a Venezuela e trazer nossos filhos de volta para casa", escreveu, defendendo vigilância e organização até a consolidação da transição democrática.

REAÇÃO INTERNACIONAL

A repercussão ganhou dimensão internacional após o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmar que Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados e levados para Nova York. Segundo Trump, a operação teria sido realizada por forças norte-americanas, com o uso do navio Iwo Jima, da Marinha dos EUA.

Horas depois, Trump publicou na rede Truth Social uma imagem que, segundo ele, mostraria Maduro detido a bordo da embarcação, usando óculos escuros e protetores auriculares. Até o momento, não foram divulgadas imagens da primeira-dama venezuelana. O governo da Venezuela ainda não confirmou oficialmente a informação, enquanto países da região acompanham o episódio com preocupação e reações diplomáticas cautelosas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias