plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ALINHAMENTO

Lula e Macron dialogam sobre Conselho de Paz criado por Trump

Até o momento, o Brasil ainda não respondeu o pedido de Trump, enquanto a França negou a participação. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lula e Macron dialogam sobre Conselho de Paz criado por Trump camera Lula e Macron também discutiram a situação na Venezuela, após uma operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro em 3 de janeiro. | (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Nesta terça-feira (27), o presidente Lula conversou por telefonema com o presidente da França, Emmanuel Macron acerca do Conselho de Paz para a Gaza, criado pelos Estados Unidos.

Em comunicado, o Palácio do Planalto informou que "os dois líderes conversaram sobre a proposta de Conselho de Paz apresentada pelos Estados Unidos. Defenderam, a esse respeito, o fortalecimento das Nações Unidas e coincidiram em que iniciativas em matéria de paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da ONU", disse.

Até agora, Arábia Saudita, Argentina, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Catar, Cazaquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Indonésia, Israel, Jordânia, Kosovo, Kuwait, Marrocos, Paraguai, Paquistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã confirmaram participação no Conselho. Já o Brasil ainda não se posicionou sobre o convite feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, recusou.

Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Lula e Macron também discutiram a situação na Venezuela, após uma operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro em 3 de janeiro. Ambos condenaram “o uso da força em violação ao direito internacional” e concordaram sobre a importância de manter a paz e a estabilidade tanto na América do Sul quanto no cenário global. Poucas horas depois da intervenção em Caracas, Lula afirmou que a ação “lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”.

Os presidentes também abordaram o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, tema que gera divergências entre eles, já que Macron se opõe ao pacto. O líder francês argumenta que o acordo oferece ganhos econômicos “limitados” para a Europa e não compensa o risco de “expor setores agrícolas sensíveis” nem de comprometer a “soberania alimentar”. Na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou o avanço do acordo comercial entre a UE e o Mercosul.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias