plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ATAQUE A QUALQUER MOMENTO

Trump volta ameaçar Irã em meio a negociações sobre programa nuclear

Donald Trump admite possibilidade de ataque enquanto conversas diplomáticas seguem em Omã e Genebra

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Trump volta ameaçar Irã em meio a negociações sobre programa nuclear camera O governo norte-americano defende que Teerã reduza ou encerre o enriquecimento de urânio | Reprodução/G1

Os Estados Unidos e o Irã enfrentam novo aumento de tensão durante tratativas para limitar o programa nuclear iraniano. Na quinta-feira (19), o presidente Donald Trump afirmou que poderá adotar medidas militares caso não haja acordo. Nesta sexta-feira (20), ele declarou que considera a possibilidade de ataque.

O governo norte-americano defende que Teerã reduza ou encerre o enriquecimento de urânio. A Casa Branca sustenta que o programa pode ter finalidade militar. O governo iraniano afirma que as atividades têm fins civis e propõe restringir as discussões ao tema nuclear, com eventual redução do nível de enriquecimento em troca do fim de sanções.

Segundo a imprensa dos EUA, Washington também busca limitar o alcance de mísseis balísticos iranianos e interromper o apoio de Teerã a grupos armados no Oriente Médio.

Nas últimas semanas, duas rodadas de negociações foram realizadas: uma em Omã, no início do mês, e outra em Genebra, na terça-feira (17). Autoridades americanas informaram que houve avanços pontuais.

Conteúdo relacionado:

Envio de porta-aviões ao Oriente Médio

Em meio às conversas, os EUA reforçaram a presença militar na região. Em janeiro, Trump ordenou o deslocamento do porta-aviões USS Abraham Lincoln para o Oriente Médio. A embarcação participava de exercícios no Mar do Sul da China antes da transferência.

Nas semanas seguintes, um segundo porta-aviões, o USS Gerald R. Ford, também foi enviado à região. O navio havia atuado em operações no Caribe antes da nova missão.

As forças deslocadas se somam a navios de guerra e bases militares mantidas pelos EUA em países vizinhos ao Irã. De acordo com dados divulgados pela imprensa internacional, os norte-americanos mantêm presença em diversas bases na região.

Possibilidade de ação militar

Reportagem do The Wall Street Journal informou que Trump avalia autorizar uma operação militar limitada para pressionar o Irã a fechar um acordo. A publicação aponta que alvos poderiam incluir instalações militares ou estruturas governamentais.

Quer mais notícias internacionais? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A CBS News afirmou que as Forças Armadas dos EUA estariam preparadas para eventual ofensiva. Já o The New York Times noticiou que Israel elevou o nível de alerta diante da possibilidade de conflito.

Apesar das declarações, Trump disse durante reunião recente que ainda existem conversas em andamento e que pretende tomar decisão nos próximos dias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias