plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
COMÉRCIO INTERNACIONAL

"Ridícula e burra": Trump piora tarifaço após derrota na Suprema Corte

Presidente afirma que decisão do tribunal “acidentalmente” o fortaleceu e anuncia novas taxas sobre importações

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Ridícula e burra": Trump piora tarifaço após derrota na Suprema Corte camera No sábado (21), Trump havia anunciado aumento das tarifas globais de importação para 15%, após afirmar que aplicaria uma taxa de 10% . | Reprodução/Daniel Torok/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu negativamente à derrubada do polêmico tarifaço pela Suprema Corte americana. Nesta segunda-feira (23), ele prometeu impor tarifas ainda mais “poderosas e desagradáveis”. A declaração foi feita na rede social Truth Social e foi vista como um desafio público ao tribunal.

“A suprema corte (usarei letras minúsculas por um tempo com base em uma completa falta de respeito!) dos Estados Unidos acidentalmente e involuntariamente me deu, como presidente dos Estados Unidos, muito mais poderes e força do que eu tinha antes de sua decisão ridícula, burra e muito divisiva internacionalmente”, escreveu Trump.

Conteúdos relacionados:

No último sábado (21), Trump havia anunciado aumento das tarifas globais de importação para 15%, menos de 24 horas após afirmar que aplicaria uma taxa de 10% sobre produtos importados. Segundo ele, as novas medidas seguirão dentro dos limites legais, após análise da decisão da Suprema Corte.

“Nos próximos meses, o governo Trump determinará e emitirá as novas tarifas legalmente permitidas, que darão continuidade ao nosso processo extraordinariamente bem-sucedido de tornar a América grande novamente”, afirmou o republicano.

Com maioria conservadora, a Suprema Corte decidiu por seis votos a três que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional “não autoriza o presidente a impor tarifas”, bloqueando uma ferramenta central usada por Trump para avançar a agenda econômica e diplomática dele.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O julgamento surgiu após questionamentos sobre a legalidade das taxas, que Trump aplicou com base em uma lei de 1977 destinada a emergências nacionais. A disputa começou com um recurso do Departamento de Justiça contra decisão de instância inferior, que considerou que o presidente havia extrapolado a autoridade dele. A ação contra as tarifas foi movida por empresas e por 12 estados, majoritariamente governados por democratas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias