plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

Lula recebe apoio de 48 líderes mundiais; Trump e Milei se calam

Autoridades da Europa, Ásia, África e América Latina celebraram a reeleição do presidente brasileiro; presidentes dos EUA e da Argentina não se manifestam

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lula recebe apoio de 48 líderes mundiais; Trump e Milei se calam camera Manifestações internacionais ressaltam a importância do Brasil nas relações diplomáticas e nos debates multilaterais. | Paulo Pinto/Ag. Brasil

A reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite deste domingo (26/10), repercutiu entre governos e organizações internacionais, com manifestações de apoio vindas de diferentes partes do mundo. Ao menos 48 líderes mundiais parabenizaram o presidente brasileiro, destacando a importância do resultado eleitoral, a democracia e a continuidade das relações diplomáticas com o Brasil.

As mensagens foram divulgadas principalmente na rede social X e partiram de representantes de países como França, Espanha, China, Rússia, Índia, Canadá e África do Sul, além de autoridades de organismos internacionais. Lideranças de outras nações da América Latina, da Ásia e da África também se manifestaram.

Conteúdos relacionados:

Contudo, enquanto aliados internacionais cumprimentaram Lula pela vitória nas urnas, até o momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Argentina, Javier Milei, permaneceram em silêncio. Ambas as autoridades apoiaram Flávio Bolsonaro (PL), derrotado na disputa eleitoral.

Apesar da ausência da falta de manifestação de Trump, o filho dele, Donald Trump Jr., compartilhou uma publicação que classificava Lula como o "próximo Nicolás Maduro", em referência ao ex-ditador da Venezuela.

Líderes europeus destacam resultado eleitoral

Na França, o presidente Emmanuel Macron ressaltou a importância da parceria estratégica entre os dois países e defendeu o fortalecimento dos vínculos bilaterais. "À amizade entre os dois países a serviço de um mundo mais justo", declarou ele. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também celebrou o resultado das urnas e classificou a vitória como uma "grande vitória", afirmando que a "virada do progressismo global acaba de começar".

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enviou uma mensagem de congratulação ao brasileiro. "parabéns ao meu amigo Lula pela sua vitória eleitoral", escreveu. Na mesma manifestação, acrescentou que "a democracia e o multilateralismo venceram no Brasil."

China e Rússia manifestam apoio ao Brasil

O governo chinês também transmitiu as congratulações por meio de Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. "O Tribunal Superior Eleitoral do Brasil anunciou que o presidente Lula venceu o segundo turno das eleições gerais brasileiras", afirmou ele ao comentar o resultado.

Na sequência, reforçou a posição de Pequim. "Diante disso, a China parabeniza o presidente Lula por sua vitória nas eleições brasileiras e expressa seus cumprimentos".

A Rússia, por sua vez, destacou a contribuição de Lula para o estreitamento das relações entre os dois países, que integram o Brics. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, ressaltou a atuação do presidente brasileiro tanto na cooperação bilateral quanto no avanço das iniciativas do bloco.

"Ele fez muito, não apenas para o desenvolvimento das relações bilaterais, mas também para o avanço de processos no âmbito dos BRICS", afirmou Peskov.

Organismos internacionais reforçam cooperação

Entre as manifestações de organizações internacionais, o secretário-geral da entidade mencionada na declaração original, Albert R. Ramdin, destacou o crescimento da participação dos eleitores brasileiros no segundo turno. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação registrou cerca de 3 milhões de votos a mais em comparação com o primeiro turno. Além disso, Ramdin também afirmou que pretende manter o trabalho conjunto com o governo brasileiro em iniciativas voltadas à paz e à prosperidade.

Já o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, reafirmou o compromisso da instituição de trabalhar com Lula em áreas consideradas prioritárias para o país, incluindo "temas como o combate à fome e à pobreza, a segurança pública, e o desenvolvimento sustentável e inclusivo, para melhorar a vida dos brasileiros".

O secretário-geral Alain Berset também parabenizou o presidente e destacou a importância do Brasil para o Conselho ao qual está vinculado. Em sua mensagem, demonstrou interesse em ampliar a parceria entre as partes. "Aguardo com expectativa aprofundar nossa parceria e avançar nossa nova estratégia de ação externa juntos", escreveu.

Na União Africana, o presidente Evariste Ndayishimiye enviou "calorosas felicitações" a Lula. Ele manifestou a expectativa de trabalhar com o governo brasileiro para aprofundar os laços entre os países e contribuir para um mundo "próspero, equitativo e sustentável".

Na América Latina, reconhecimento vem acompanhado de divergências

Na Colômbia, o presidente de extrema-direita Abelardo de La Espriella reconheceu que a vontade popular deve ser respeitada, apesar das diferenças políticas em relação a Lula. Ele também defendeu a manutenção de uma relação de cooperação entre os dois países.

Em publicação no X, o colombiano comparou as posições adotadas durante as campanhas presidenciais dos dois países e relembrou o apoio de Lula a Iván Cepeda na disputa colombiana, além de sua própria preferência por Bolsonaro na eleição brasileira.

"Na campanha presidencial colombiana, o presidente Lula apoiou abertamente Iván Cepeda e eu ganhei. Na campanha brasileira, apoiei Bolsonaro e Lula ganhou. Nem Lula decide pelos colombianos nem eu decido pelos brasileiros", escreveu.

Quer receber notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A presidente do Peru, Keiko Fujimori, também cumprimentou Lula e demonstrou interesse em fortalecer os vínculos entre os dois países. Entre os objetivos citados estão "nossa disposição de fortalecer nossa aliança estratégica, a integração, a cooperação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia".

O presidente do Equador, Daniel Noboa, enviou "felicitações" ao brasileiro e ressaltou a importância da colaboração regional diante de desafios compartilhados. "nossa região tem inimigos comuns, desafios compartilhados e muito a ganhar quando trabalhamos juntos", declarou.

África do Sul destaca impacto global da vitória

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, afirmou que a vitória de Lula terá repercussões que ultrapassam as fronteiras brasileiras. Para ele, o resultado representa uma conquista para os países do Sul Global e para as forças progressistas.

"É uma vitória para o Sul Global e as forças progressistas em todo o mundo. Reafirmamos nosso compromisso de continuar fortalecendo as relações bilaterais entre nossos dois países e trabalhando juntos em todos os fóruns multilaterais para forjar uma ordem mundial justa e melhor, sustentada pela solidariedade e pelo cumprimento do direito internacional".

Índia e Canadá querem ampliar parcerias

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também parabenizou Lula e destacou o interesse em aprofundar as relações entre Brasil e Índia, com ênfase na parceria estratégica estabelecida entre as duas nações.

"Minhas mais calorosas felicitações ao meu caro amigo, Presidente Lula, pela sua notável vitória na reeleição. Aguardo com expectativa trabalhar de perto com ele para aprofundar ainda mais e expandir a multifacetada Parceria Estratégica Índia-Brasil", parabenizou Modi.

No Canadá, o primeiro-ministro Mark Carney ressaltou os avanços da relação bilateral e defendeu novas oportunidades de cooperação nas áreas comercial e ambiental, além de iniciativas para ampliar a prosperidade das duas populações.

"A relação entre o Canadá e o Brasil floresceu sob nossa parceria. Vamos aproveitar esta oportunidade para torná-la ainda mais forte, juntos — para criar grandes novas oportunidades de comércio, proteger o meio ambiente e construir maior prosperidade para os povos de ambos os nossos países", declarou.

Veja algumas das mensagens:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!