plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Mortos em deslizamento na China já alcançam 1.239

O número de mortos pelo desmoronamento que arrasou no domingo passado (8) a população de Zhouqu, na província noroeste chinesa de Gansu, aumentou para 1.239. O número de desaparecidos está em 505. As informações são do último relatório das autoridades

twitter Google News

O número de mortos pelo desmoronamento que arrasou no domingo passado (8) a população de Zhouqu, na província noroeste chinesa de Gansu, aumentou para 1.239. O número de desaparecidos está em 505. As informações são do último relatório das autoridades, divulgado pela agência oficial 'Xinhua' neste sábado.

Enquanto os mortos aumentam, as equipes de resgate trabalham sem descanso com o objetivo de evitar surtos epidêmicos que podem surgir pelo calor, e o acúmulo de água e resíduos.

Um funcionário do Ministério da Saúde assegurou que 'embora estejam cavando poços para garantir o abastecimento de água, o trabalho de esterilização é complicado devido ao fato de a água ser contaminada durante o transporte e armazenamento'.

Além disso, comentou que os corpos das vítimas e dos animais mortos que foram sepultados podem descompor-se facilmente pelas altas temperaturas, piorando a situação de prevenção de epidemias no local.

LUTO NACIONAL



O governo chinês decretou luto nacional neste domingo pelas vítimas de Zhouqu.

Amanhã, quando completa uma semana da catástrofe, as bandeiras nacionais serão hasteadas a meio mastro em todo o país, assim como em embaixadas e consultados chineses em outros países.

As chuvas que afetam ao território chinês desencadearam novos acidentes que se somam às mais de 1,7 mil vítimas da localidade de Zhouqu.

Pelo menos 38 pessoas estão desaparecidas após as avalanches e inundações produzidas hoje na província chinesa de Sichuan.

As fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra em várias cidades do condado de Wenchuan, onde, em 2008, um terremoto atingiu 90 mil pessoas, entre mortos e desaparecidos, informou a 'Xinhua'.

Mais de 4.000 pessoas e 1.300 veículos estão isolados por estradas bloqueadas. Dos afetados, 700 estão na zona turística de Sanjiang e 300 na cidade de Yingxiu, onde em 2008 morreram aproximadamente 6.700 de seus 9.000 habitantes no terremoto.

MAIS CHUVA

A China vive sua pior monção em 12 anos, com mais de 3.400 mortos e desaparecidos desde que iniciou a temporada em maio, com danos comparáveis aos produzidos pelas enchentes do rio Yang-tsé em 1998, que deixaram 4.000 mortos e 140 milhões de deslocados.

O Centro de Meteorologia da China advertiu neste sábado que, nos próximos dias, mais chuvas fortes devem atingir o país.

As províncias mais afetadas serão Heilongjiang, Jilin, Liaoning, e até no domingo choverá também em Sichuan, Shaanxi, Shandong e Yunnan. (Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!