plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

EUA e Paquistão temem ações do Talibã

O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e o influente senador norte-americano John Kerry alertaram na quinta-feira que insurgentes do Taliban estão tentando se aproveitar da insatisfação popular depois das piores inundações na história paquistanes

twitter Google News

O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e o influente senador norte-americano John Kerry alertaram na quinta-feira que insurgentes do Taliban estão tentando se aproveitar da insatisfação popular depois das piores inundações na história paquistanesa.

Mais de 4 milhões de paquistaneses ficaram desabrigados em quase três semanas de inundações, disse a ONU na quinta-feira. Ao todo, 8 milhões de pessoas precisam urgentemente de ajuda, e muitas podem não se importar com a origem desse auxílio.

As águas começaram a varrer aldeias, estradas e pontes justamente quando o governo havia conseguido progressos na estabilização do Paquistão, por meio de ofensivas contra o Taliban.

O combate à insurgência islâmica já contribuía com a impopularidade de Zardari, que se agravou depois da confusa reação do governo às inundações. Enquanto isso entidades beneficentes islâmicas, algumas delas suspeitas de ligação com grupos militantes, ajudavam as vítimas.

Kerry, que visitou áreas inundadas com Zardari, disse que é preciso tomar medidas para evitar que grupos mal intencionados se aproveitem. "Precisamos tratar disso rapidamente, para evitar que a impaciência (dos paquistaneses) ferva, e (apareçam) pessoas explorando essa impaciência, e acho importante para todos nós entendermos esse desafio."

"Também partilhamos de preocupações com a segurança", acrescentou o democrata, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA.

Cerca de um terço do Paquistão foi inundado, e agências humanitárias pedem mais verbas para ajudar milhões de pessoas que precisam de comida, água potável e abrigo.

Na quinta-feira, os EUA anunciaram a liberação de mais 60 milhões de dólares para ajudar o Paquistão a enfrentar as inundações.

"Com uma nova promessa que estou fazendo hoje de 60 milhões de dólares, os Estados Unidos estarão contribuindo com mais de 150 milhões de dólares para o auxílio emergencial", disse a secretária de Estado Hillary Clinton à Assembleia Geral da

ONU.

Ela acrescentou que 92 milhões de dólares serão destinados diretamente ao plano de auxílio da ONU, e que os EUA estão fornecendo também assistência técnica e mobilizando recursos militares e civis para fornecer mantimentos e resgatar vítimas das enchentes.

(Terra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!