plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Economia cubana se agravará em até 3 anos

Um telegrama diplomático norte-americano revelado pelo site WikiLeaks prevê que a situação econômica de Cuba se tornará "péssima" em dois ou três anos e detalha as preocupações de diplomatas de outros países, dentre eles da China, que acreditam que o país

twitter Google News

Um telegrama diplomático norte-americano revelado pelo site WikiLeaks prevê que a situação econômica de Cuba se tornará "péssima" em dois ou três anos e detalha as preocupações de diplomatas de outros países, dentre eles da China, que acreditam que o país comunista não tenha adotado reformas econômicas com a velocidade adequada.
O telegrama foi escrito em fevereiro, meses antes de o presidente cubano, Raúl Castro, anunciar uma reforma econômica para a ilha que incluiu a demissão de meio milhão de funcionários públicos e maior abertura da ilha para empresas privadas.
A mensagem, enviada pela Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana - uma representação de Washington que não é uma embaixada - foi divulgada hoje pelo WikiLeaks e foi aparentemente escrito pelo mais alto representante da diplomacia norte-americana na ilha, Jonathan Farrar.
No documento é descrito um café da manhã do qual participaram o diretor de assuntos econômicos da Seção de Interesses dos EUA e diplomatas de alguns dos principais parceiros comerciais de Cuba, entre eles China, Espanha, Canadá, Brasil e Itália, assim como França e Japão, que estão entre os principais credores da ilha.
"Todos os diplomatas concordaram que Cuba poderá sobreviver este ano sem mudanças substanciais na política, mas a situação financeira poderá chegar a ser péssima dentro de dois ou três anos", disse o telegrama. De acordo com o documento, diplomatas italianos disseram que fontes do governo cubano previram que a ilha "estará insolvente em 2011". (Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!