plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Brasileiro se isola para escapar de bombardeio

No interior da Refinaria Sirt, na cidade de Brega, está o único brasileiro que permanece na Líbia, com exceção de diplomatas e jornalistas: o mecânico de aviões André Luis Claro Poças. A cidade foi ocupada ontem pelas forças do governo e recuperada horas

twitter Google News

No interior da Refinaria Sirt, na cidade de Brega, está o único brasileiro que permanece na Líbia, com exceção de diplomatas e jornalistas: o mecânico de aviões André Luis Claro Poças. A cidade foi ocupada ontem pelas forças do governo e recuperada horas depois pelos rebeldes.

O ataque abortou dois planos de resgate de Poças, funcionário da estatal líbia Petroair, encarregada do transporte aéreo de trabalhadores do setor de petróleo. A empresa pretendia levá-lo ontem para outra refinaria, a 100 quilômetros de Brega, onde ele embarcaria em um avião.

A pista de pouso da cidade não pode ser usada, pois foi danificada no início dos confrontos, há duas semanas. O combate suspendeu também um plano alternativo, da embaixada do Brasil em Trípoli, de levá-lo por terra para Benghazi, a 230 quilômetros de Brega.

Poças contou que acordou às 7h33 (2h33 em Brasília) com o barulho do avião de guerra e estrondos das bombas e tiroteios, que lhe pareceram vir da pista de pouso. Às 13 horas, (8 horas em Brasília), ouviu o barulho de confrontos vindo do lado da refinaria. Ele continuou dentro de casa, de onde não sai há 12 dias.

O mecânico, de 44 anos, mora na Líbia desde 2007, quando o país adquiriu o primeiro jato RJ-170 da Embraer. Em 2010, a Petroair comprou mais dois aviões. Desde o início dos confrontos, os três aviões foram levados para o aeroporto militar de Mitiga, em Trípoli. Ele alterna 28 dias de férias no Brasil com 28 de trabalho na Líbia. Voltou de férias dois dias antes do início dos confrontos. (AE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!