plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Corte de gastos públicos geram protesto em Londres

Centenas de milhares de britânicos protestaram hoje, no centro de Londres, contra cortes de gastos realizados pelo governo. É o maior protesto já feito desde que a administração iniciou um agressivo programa de cortes com o argumento de que precisa equili

twitter Google News

Centenas de milhares de britânicos protestaram hoje, no centro de Londres, contra cortes de gastos realizados pelo governo. É o maior protesto já feito desde que a administração iniciou um agressivo programa de cortes com o argumento de que precisa equilibrar as contas públicas.

A manifestação organizada pelos sindicatos era em geral pacífica mas com casos isolados de violência, como quando grupos atacaram lojas na Oxford Street, a rua mais movimentada de compras da capital britânica, gerando confrontos com a polícia. Manifestantes também ocuparam a elegante loja de departamentos Fortnum and Mason, perto da Piccadilly Circus. A polícia informou que nove pessoas foram presas.

A principal central sindical britânica, Trades Union Congress, informou que mais de 250 mil pessoas participaram da marcha. É o maior protesto em Londres desde 2003, quando ocorreu na capital uma manifestação contra a guerra no Iraque.

O governo pretende cortar 111 bilhões de libras até 2015. Para os manifestantes, é muito dinheiro a ser cortado em pouco tempo. Até agora foram cortados 9 bilhões de libras do orçamento para este ano fiscal.

Porém, está previsto um corte de 41 bilhões de libras, com aumento de impostos, para o próximo ano fiscal, que começa em 5 de abril.

Até 2015, cerca de 330 mil empregos no setor público devem ser cortados.

O líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, falou na manifestação. "O governo dirá que essa é uma marcha da minoria", previu o oposicionista. "Eles estão tão errados." As informações são da Dow Jones.

(Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!