plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Captura de Gbagbo ocorrerá em breve, diz porta-voz

Affoussy Bamba, uma porta-voz de Alassane Ouattara, o presidente democraticamente eleito na Costa do Marfim, disse à emissora France-24 que as forças favoráveis a Ouattara passaram os portões da residência de Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder

twitter Google News

Affoussy Bamba, uma porta-voz de Alassane Ouattara, o presidente democraticamente eleito na Costa do Marfim, disse à emissora France-24 que as forças favoráveis a Ouattara passaram os portões da residência de Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder e permanece em um bunker subterrâneo. "No momento eles ainda não capturaram Gbagbo, mas isso ocorrerá em breve", afirmou a porta-voz por telefone, de Abidjã. "Eles abriram os portões e disseram que a residência está cercada por fortes armamentos", disse ela. "Agora, o objetivo é capturá-lo."

Gbagbo parecia prestes a renunciar ontem ao enviar um emissário para se encontrar com embaixadores estrangeiros a fim de negociar os termos de sua renúncia. Mas um alto diplomata que pediu anonimato disse que essa abertura parecia um truque, e que Gbagbo simplesmente buscava ganhar tempo. Hoje, uma fonte do governo francês relatou que a tentativa de negociar a saída de Gbagbo fracassou.

Gbagbo recusa-se a admitir a derrota no segundo turno das eleições presidenciais de novembro passado, e sua luta para ficar no poder deixou a Costa do Marfim à beira de uma guerra civil. Ouattara foi apontado como o vencedor nas urnas. Gbagbo, porém, recebeu 46% dos votos e representa quase a metade do país. A morte do político poderia causar mais violência.

Um porta-voz francês disse que Paris não está envolvida no ataque de hoje à residência de Gbagbo, ressaltando que esta iniciativa é realizada por partidários de Ouattara. Ontem, helicópteros de ataque das Nações Unidas e tropas francesas atacaram o arsenal de Gbagbo. Partidários dele acusaram os seguidores de Ouattara de tentar assassinar o rival político com a ação na residência de Gbagbo. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

(Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!