Depois de quatro anos de complicadas negociações, um acordo por meio do qual os países se comprometem a compartilhar amostras de vírus da gripe foi alcançado na manhã deste sábado, anunciou em Genebra a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com a entidade multilateral, diplomatas passaram a madrugada ajustando os últimos detalhes do acordo e o finalizaram na manhã de hoje. A expectativa é de que o acordo seja ratificado na reunião anual da OMS marcada para o mês que vem em Genebra.
Nos últimos anos, países em desenvolvimento recusaram-se a fornecer gratuitamente amostras de vírus como o da gripe aviária por considerarem que elas seriam repassadas a companhias farmacêuticas sediadas nas nações desenvolvidas, que posteriormente colocariam no mercado vacinas pelas quais a maior parte de suas populações não teria dinheiro para pagar.
O acordo alcançado hoje prevê que as companhias farmacêuticas compartilhem a fórmula das vacinas ou reservem parte da produção para os países mais pobres no caso de uma futura pandemia. As informações são da Associated Press.
(Agência Estado)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar