plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Nasa desiste de esperar contato de robô em Marte

A Agência Espacial norte-americana (Nasa) desistiu de esperar uma recuperação do robô Spirit em Marte, que acredita-se ter sido vítima do inverno rigoroso do planeta depois de sete anos de trabalho, disseram fontes oficiais da agência. A agência faz o an

twitter Google News

A Agência Espacial norte-americana (Nasa) desistiu de esperar uma recuperação do robô Spirit em Marte, que acredita-se ter sido vítima do inverno rigoroso do planeta depois de sete anos de trabalho, disseram fontes oficiais da agência.

A agência faz o anúncio enquanto revê procedimentos de segurança depois de um acidente no Centro Espacial Kennedy envolvendo partes do novo robô da missão em Marte, que está programado para partir em novembro.

O robô Spirit e sua "irmã" Opportunity aterrissaram em Marte em 2004 para o que seria uma missão de três meses explorando lados opostos do planeta em busca de sinais de água.

Opportunity continua em boas condições, mas a Nasa perdeu contato por rádio com o Spirit há cerca de 14 meses. Equipes de controle esperavam que com o avanço da primavera marciana até o local onde estava o Spirit, o robô se recarregasse com a energia solar.

"Nós não acreditamos mais que exista uma probabilidade realista de contatar o Spirit", informou a Nasa por meio de comunicado. Uma última tentativa de contato seria feito nesta quarta-feira.

A Nasa disse que componentes críticos do robô provavelmente falharam por causa do frio extremos durante o inverso marciano. O robô explorou a região conhecida como Cratera Gusev.

A próxima missão, que partirá em novembro, tentará descobrir se o ambiente de Marte tem ou já teve a química necessária para suportar vida.

O robô deverá ser lançado entre 25 de novembro e 18 de dezembro, quando Terra e Marte estarão alinhados para a jornada de nove meses, ou a missão terá que ser adiada por dois anos. (AE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!