Noruega realizou, neste domingo, uma missa para lembrar a morte de 93 pessoas após um duplo atentado na última sexta-feira, aos arredores de Oslo. O rei Harald V com os olhos marejados, o primeiro-ministro com a voz embargada, políticos em prantos e centenas de pessoas em silêncio foram à cerimônia, na catedral de Oslo.
A princesa Märtha-Louise e a rainha Sonja não puderam conter os soluços. Entre os presentes, muitos seguravam a cabeça entre as mãos, prostrados e visivelmente amargurados. Era impossível conter as lágrimas.
Veja galeria com fotos dos ataques na Noruega
O primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, dirigiu-se aos participantes com a voz embargada, lembrando que conhecia vários dos mortos na chacina.
"Somos um país pequeno, mas um povo orgulhoso", disse, afirmando que o país "nunca abandonará os próprios valores".
Fora do templo, uma multidão formada por pessoas de todas as idades e origens tentava acompanhar a celebração. Kent Eide, de 30 anos, levou um ramo de flores e uma bandeira noruega para "dizer ao mundo que somos fortes".
Durante a missa, de hora e meia, o silêncio era absoluto. Sob os flashs de fotógrafos do mundo inteiro, as pessoas depositavam flores e acendiam velas na esplanada situada em frente à catedral.
"Era importante vir. Três jovens de meu bairro morreram na sexta-feira", contou Lill-Hege Svendzen, com uma rosa vermelha na mão. "Devemos mostrar que nós, noruegueses, estamos unidos", disse a jovem, que vive no norte do país.
Homenagens
As homenagens que foram realizadas em memória dos mortos neste sábado também se estenderam hoje. Milhares de flores foram colocadas no local onde ocorreram os atentados. A população norueguesa se emocionou e chorou.
Ataques
Nesta sexta-feira, a Noruega foi abalada por uma forte explosão perto da sede do governo em Oslo, que danificou edifícios onde funcionam instituições do governo e também o escritório do primeiro-ministro. O segundo ataque foi um tiroteio em uma colônia de férias do Partido Trabalhista, que está no poder. No local acontece um encontro da juventude do Partido Trabalhista. (eBand)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar