plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Obama: economia dos EUA vai se recuperar

O presidente Barack Obama assegurou ao mundo nesta sexta-feira que a economia doméstica americana vai se recuperar desses tempos tumultuados, em meio ao medo geral que ocorra uma nova recessão. "O que eu quero é que o povo americano e nossos sócios em to

twitter Google News

O presidente Barack Obama assegurou ao mundo nesta sexta-feira que a economia doméstica americana vai se recuperar desses tempos tumultuados, em meio ao medo geral que ocorra uma nova recessão.

"O que eu quero é que o povo americano e nossos sócios em todo o mundo saibam disso: vamos superar isso, as coisas vão melhorar", declarou Obama.

Obama acrescentou que, apesar de um "ano tumultuado", a economia criou mais empregos no setor privado pelo 17o. consecutivo. Alertou, no entanto, que o ritmo do crescimento do emprego não foi suficiente para responder aos oito milhões de trabalhos perdidos na recessão.

"Precisamos criar um ciclo autossustentável, onde as pessoas estejam gastando, as companhias estejam contratando e nossa economia esteja crescendo", afirmou Obama, falando num evento relacionado com os veteranos da marinha americana.

"Minha preocupação agora, meu foco, é o povo americano - levar os desempregados de volta ao emprego, aumentar seus salários, e reconstruir aquela sensação de segurança dentro da classe que desapareceu nos últimos anos".

O departamento do Trabalho americano anunciou nesta sexta que a criação de emprego melhorou sensivelmente nos Estados Unidos em julho, ficando a 117 mil contra os 46 mil do mês anterior, e a taxa de desemprego caiu 0,1% a 9,1%.

Estes dados são melhores que os previstos pelos analistas, que calculavam em 85.000 os novos postos de trabalho criados, e são bem mais animadores, já que o setor privado realizou 154.000 contratações nesse mês.

Essas criações de emprego foram suficientes para baixar a taxa de desemprego em 0,1 ponto percentual, passando a 9,1%, enquanto os especialistas aguardavam que se mantivesse estável nos 9,2%.

Entre as estatísticas governamentais, a mais animadora diz respeito ao setor privado, que realizou 154.000 contratações sozinho em julho, depois de dois meses onde o ritmo dessas contratações havia desacelerado consideravelmente.

O emprego nos setor público, por sua vez, diminuiu pelo nono mês consecutivo, ficando nos 37 mil postos.

"A queda foi quase inteiramente devido ao fechamento parcial dos serviços públicos de Minnesota", anunciou o Departamento de Trabalho, em referência ao desemprego parcial dos funcionários desse Estado, que não tinha orçamento para funcionar desde o início desse mês.

Apesar desta melhoria, a primeira economia mundial deu nas últimas semanas sinais de fragilidade que derrubaram os mercados financeiros mundiais, e quer pesaram duramente no nível de popularidade do presidente Barack Obama.

(BAND)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!