Os rebeldes líbios dominaram a Praça Verde, lugar onde tradicionalmente ocorriam as manifestações de partidários do regime de Muammar Kadhafi no centro de Trípoli, segundo mostraram imagens da TV britânica Sky News e da TV árabe Al-Jazeera neste domingo (21).
Nas imagens, uma multidão de homens agita bandeiras com as cores dos rebeldes, gritando em júbilo "Alá Akbar" ("Deus é grande") enquanto disparam tiros ao ar.
Mahmud Jibril, um dos principais membros do Conselho Nacional de Transição (CNT), pediu aos combatentes rebeldes que evitem qualquer vingança em Trípoli e fiquem alertas para "bolsões" de resistência pró-Kadhafi na capital.
"Hoje que nós comemoramos a vitória, apelo para a sua consciência e para a sua responsabilidade: não se vinguem, não saqueiem, não culpem os estrangeiros e respeitem os prisioneiros", declarou Jibril, em um discurso oficial à televisão rebelde Libya al-Ahrar.
"Fiquem alerta. Bolsões de resistência (das forças pró-Kadhafi) ainda são localizados dentro e no entorno de Trípoli (...)", acrescentou.
Fathi Benjalifa, outro membro do Conselho Nacional de Transição, teria falado à agência Efe que os rebeldes já têm controle sobre toda a cidade de Trípoli, menos da região de Bab al-Aziziya, onde fica o quartel do líder líbio, Muammar Kadafi.
(DOL, com informações do G1)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar