plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

SIP critica governo mexicano por mortes

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) disse nesta segunda-feira que o governo do presidente mexicano Felipe Calderón não tem vontade política para terminar com a violência contra os jornalistas mexicanos. A entidade emitiu o comunicado após as auto

twitter Google News

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) disse nesta segunda-feira que o governo do presidente mexicano Felipe Calderón não tem vontade política para terminar com a violência contra os jornalistas mexicanos. A entidade emitiu o comunicado após as autoridades terem descoberto no sábado o corpo esquartejado e decapitado da jornalista María Elizabeth Macías Castro, identificado como o cadáver de uma jornalista do diário Primera Hora, de Nuevo Laredo, cidade na fronteira com os Estados Unidos, no Estado de Tamaulipas.

"É totalmente inaceitável que o governo não tenha a vontade política necessária para implantar as reformas" para que os crimes contra jornalistas sejam tratados como crimes federais, disse o presidente da Sociedade Interamericana, Gonzalo Marroquín, em comunicado.

Macías, de 39 anos, foi sequestrada na sexta-feira e o corpo esquartejado da jornalista foi encontrado no sábado em uma praça de Nuevo Laredo. Ela denunciava crimes do narcotráfico na região. Juntos aos restos mortais da jornalista foram deixados um microcomputador, um mouse, cabos, um megafone e uma mensagem na qual estava escrito: "Aqui estou pelas minhas reportagens...para os que não acreditam, isso aconteceu por minhas ações". A mensagem estava assinada por "A Menina de Laredo", seguida das letras "ZZZZ", o que vincula o assassinato da jornalista ao cartel do narcotráfico Los Zetas, que atua na região de Nuevo Laredo. "A Menina de Laredo" era um pseudônimo que a jornalista usava para assinar reportagens que denunciavam crimes. Além de Macías, em 2011 foram assinados mais 8 jornalistas no México, e um está desaparecido.

As informações são da Associated Press.

(Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!