plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Sendero Luminoso pede trégua ao governo peruano

Um dos dois líderes remanescentes da guerrilha maoista do Sendero Luminoso no Peru disse nesta quarta-feira que seus comandados irão cessar os ataques e pediu por uma trégua para iniciar negociações de paz com o governo peruano. Conhecido como camarada Ar

twitter Google News

Um dos dois líderes remanescentes da guerrilha maoista do Sendero Luminoso no Peru disse nesta quarta-feira que seus comandados irão cessar os ataques e pediu por uma trégua para iniciar negociações de paz com o governo peruano. Conhecido como camarada Artemio, José Flores Hala disse aos jornalistas em seu esconderijo na selva que ele "não negará" que o governo venceu a guerra.

Flores disse que "não temos mais a intenção de empunhar armas em uma luta armada". Contudo, ele disse que 150 dos seus combatentes só se desmobilizarão "em um processo de negociações verdadeiro e transparente".

O Sendero aterrorizou o Peru durante a década de 1980, mas começou a ser desmantelado em uma feroz ofensiva militar no começo dos anos 1990. Em 1992, tropas peruanas capturaram o líder do grupo, Abimael Guzmán. Trancafiado em Callao, ele cumpre prisão perpétua. Desde 1992, o grupo se dividiu, perdeu forças e sua guerrilha prosseguiu em alguns lugares remotos no interior do país. Alguns ex-guerrilheiros passaram ao tráfico de drogas. As informações são da Associated Press. (Agência Estado)


VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!