plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Ataques em Bagdá matam pelo menos 57

Uma onda de ataques com bombas em Bagdá matou pelo menos 57 pessoas nesta quinta-feira, informou um porta-voz do Ministério da Saúde. O Iraque enfrenta uma crise política, com seu vice-presidente acusado de comandar esquadrões da morte e o primeiro-minist

twitter Google News

Uma onda de ataques com bombas em Bagdá matou pelo menos 57 pessoas nesta quinta-feira, informou um porta-voz do Ministério da Saúde. O Iraque enfrenta uma crise política, com seu vice-presidente acusado de comandar esquadrões da morte e o primeiro-ministro advertindo que poderia romper um acordo para a divisão do poder.

Um porta-voz do ministério, Ziad Tariq, disse que 57 pessoas foram mortas e 176 ficaram feridas, em 10 ataques pela capital do país. Um porta-voz do setor de segurança de Bagdá, general Qassim Atta, disse que ocorreram dezenas de ataques.

Os ataques, os mais mortíferos em mais de quatro meses, coincidiram em grande parte com a hora do rush da manhã. As forças de segurança isolaram as áreas atingidas. As explosões ocorreram nos distritos de Allawi, Bab al-Muatham e Karrada, no centro da capital, em Adhamiyah, Shuala e Shaab, no norte, Jadriyah, no leste, Ghazaliyah, no oeste, e Al-Amil e Dura, no sul, disseram funcionários.

A violência ocorre no momento em que políticos iraquianos divergem sobre um mandado de prisão contra o vice-presidente Tareq al-Hashemi. O primeiro-ministro Nouri al-Maliki exigiu que autoridades curdas entreguem o líder sunita, que tem ficado na região autônoma curda. Hashemi afirma ser inocente.

Maliki também pediu que seu vice sunita, Saleh al-Mutlak, que pertence ao mesmo bloco Iraqiya de Hashemi, seja retirado do cargo, após o vice dizer que o governo liderado por xiitas é "uma ditadura". O Iraqiya tem boicotado o Parlamento e o gabinete. Maliki ameaçou substituir seus ministros no governo de união. As informações são da Dow Jones. (Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!