plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Afegãos protestam por queima de cópias do Alcorão

Mais de 2 mil afegãos furiosos protestaram nesta terça-feira pela suposta queima de cópias do Alcorão pelas tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entre outros materiais religiosos muçulmanos. Os manifestantes se reuniram no início da

twitter Google News

Mais de 2 mil afegãos furiosos protestaram nesta terça-feira pela suposta queima de cópias do Alcorão pelas tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entre outros materiais religiosos muçulmanos. Os manifestantes se reuniram no início da manhã, após serem informados sobre o incidente na base de Bagram.

O general John Allen, comandante norte-americano das tropas internacionais no Afeganistão, ordenou uma investigação sobre o que ele qualificou como um descarte não intencional de materiais islâmicos. O líder afegão local, Ahmad Zaki Zahed, disse que as autoridades militares dos EUA deram a ele 30 exemplares do Alcorão e outros livros religiosos que eram usados pelos detentos da base. Segundo ele, alguns dos livros foram queimados enquanto outros foram jogados no lixo.

A base de Bagram, 60 quilômetros ao norte de Cabul, respondeu com balas de borracha de uma torre de controle, enquanto a multidão gritava "Deus é maior" em árabe ("Allahu akbar"). As forças de segurança mandaram reforços ao local, a fim de interromper as manifestações no conservador país.

Allen desculpou-se pelo incidente. "Eu peço minhas sinceras desculpas por qualquer ofensa que possa ter sido causada ao presidente do Afeganistão, ao governo da República Islâmica do Afeganistão e, mais importante, ao nobre povo afegão", disse ele. O pedido de desculpas foi veiculado várias vezes na televisão local.

Um graduado funcionário do governo afegão foi o primeiro a comentar que tropas da Otan teriam queimado o livro sagrado muçulmano dentro da base.

Protestos similares tornaram-se violentos no passado no Afeganistão, uma nação extremamente devota, onde insultos à religião podem resultar em pena de morte. Cerca de 10 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas por causa da queima de um Alcorão pelo pastor norte-americano Terry Jones, na Flórida. As informações são da Dow Jones. (AE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!