Pelo menos 20 pessoas morreram, entre elas um parente de um detento, em um confronto entre internos do presídio Yare I, afirmaram autoridades da Venezuela nesta segunda-feira. A ministra de Serviços Penitenciários, Iris Varela, confirmou que o motim aconteceu durante a noite de domingo (horário local) e que a situação está controlada.
"Alguns que foram os líderes terão que responder por isso", afirmou Varela para a emissora de televisão estatal. "Vamos conversar com eles (os presos) para tratar de impor a ordem ali" disse a ministra sobre o presídio localizado a 80 km de Caracas.
Durante o primeiro semestre deste ano, 304 detentos morreram e outros 527 ficaram feridos em diversos motins e enfrentamentos em cárceres por toda a Venezuela, afirma a ONG Observatório Venezuelano de Prisões. A ministra descartou que a oposição possa utilizar o incidente para criticar o presidente Hugo Chávez, que está em campanha eleitoral. Organizações de direitos de presos e a oposição vêm questionando duramente as medidas de Chávez para resolver a crise carcerária. As informações são da Associated Press.
(Agência Estado)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar