A escritora canadense Alice Munro conquistou o Prêmio Nobel da Literatura de 2013 nesta quinta-feira. A Academia Sueca, que seleciona os ganhadores, chamou a autora de uma "mestre dos contos contemporâneos".
Alice Munro é a primeira escritora canadense a receber o famoso prêmio desde Saul Bellow, que recebeu o Nobel da Literatura em 1976.
As obras de Munro já haviam sido elogiadas por diversos especialistas. O livro "Ódio, amizade, namoro, amor, casamento" da autora venceu um dos prêmio da National Book Critics Circle. Alice Munro também ganhou em três ocasiões o prêmio do Governador Geral, a maior honra literária do Canadá.
As obras publicadas de Munro, muitas vezes, giram em torno da diferença entre o período em que Munro viveu em Wingham, uma conservadora cidade canadense a oeste de Toronto, e sua vida após a revolução social dos anos 1960.
Em entrevista à AP em 2003, ela descreveu os anos 60 como "maravilhosos". Sobre esta década, ela disse: "Tendo nascido em 1931, eu estava um pouco velha, mas não muito velha, e as mulheres como eu, depois de um par de anos, usavam minissaias e estavam pulando por aí".
O Prêmio Nobel de Literatura do ano passado foi para Mo Yan da China. Os anúncios do Nobel continuam na sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz e na segunda-feira com o Nobel da Economia.
(AE, com Associated Press)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar