Tropas ucranianas e separatistas realizam uma batalha nas ruas da cidade de Debaltseve nesta terça-feira (17), segundo representantes dos dois lados do conflito.
Os combates continuam mesmo após a entrada em vigor de um cessar-fogo, iniciado na madrugada de domingo.
É a primeira vez que os combates ocorrem dentro da cidade, no qual as tropas de Kiev estão cercadas e são alvo de bombardeios por parte dos insurgentes, fortemente armados com morteiros e lança-foguetes.
Os separatistas dizem ter cercado 8.000 soldados ucranianos em Debaltseve, informação negada pelo govenro de Kiev.
"A estação de trem de Debaltseve está parcialmente nas mãos dos rebeldes. Há combatentes na cidade", reconheceu um dirigente do ministério do Interior da Ucrânia. "As milícias controlam a maior parte da cidade", assegurou um porta-voz dos rebeldes.
Em entrevista à agência russa Interfax, outro líder dos separatistas afirmou que dezenas de soldados do governo de Kiev morreram nos combates. O governo confirmou apenas cinco mortes após o início do cessar-fogo.
Para o representante dos rebeldes, o cessar-fogo não se estende a Debaltseve, um importante entroncamento ferroviário na região de Donetsk.
A tomada deste ponto permitiria aos rebeldes controlar a fronteira administrativa da região de Donetsk, vizinha de Lugansk, também dominada pelos separatistas.
(Folhapress)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar