O poeta romano Juvenal é o autor de uma das citações mais famosas do mundo, “mente sã, corpo são”, usada para simbolizar a ideia de que temos que cuidar tanto da mente quanto do corpo. Agora, um estudo realizado na Finlândia aponta que podemos matar dois coelhos com uma cajadada: exercícios físicos podem ajudar no fortalecimento do cérebro.

A pesquisa foi feita analisando diversos pares de irmãos gêmeos, que cresceram no mesmo ambiente e possuem a mesma composição genética. O estudo apresentou que os irmãos que possuíam uma rotina de exercícios maior que o gêmeo possuíam muito mais massa cinzenta no cérebros, especialmente na região de controle dos movimentos.

O resultado foi ainda mais intrigante por analisar, em pequena escala, causas de desenvolvimento da mente já no período de vida adulta. Ainda segundo os pesquisadores, muitos gêmeos estudados possuíam rotinas diferentes, mas não tinham grandes diferenças nas dietas.

Os pesquisadores ainda relacionaram os dados com outro estudo, realizado em 2014, apontando que 20 minutos de musculação diária pode melhorar em 10% a memória de longo prazo.

A pesquisa continuará sendo desenvolvida, mas já reforça a antiga dica do poeta Juvenal: mantenha a cabeça em atividade, mas não esqueça o que há abaixo do pescoço.

(DOL com informações do Brasil Spot)

MAIS ACESSADAS