O Vaticano informou nesta quarta-feira (19) que não está previsto qualquer encontro entre o papa e representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que pediram uma reunião com Francisco por ocasião da visita a Cuba, em setembro. A informação foi dada pelo porta-voz adjunto do Vaticano, Ciro Benedettini.
No início deste mês, as Farc manifestaram interesse em um encontro com o papa, durante a visita a Cuba. Nessa terça-feira (18), a delegação que trata das negociações de paz, que ocorrem desde 2012 em Havana, apresentou o pedido ao presidente da Conferência Episcopal colombiana, Luís Augusto Castro.
O comandante Carlos Antônio Lozada, um dos líderes rebeldes, disse que conversou com Castro sobre "a possibilidade de, em Havana, o papa receber os negociadores" das duas partes, das Farc e do governo colombiano.
O papa Francisco visita Cuba entre 19 e 22 de setembro, seguindo depois para os Estados Unidos. Os dois países destacaram recentemente o importante papel do papa e do Vaticano no restabelecimento das relações diplomáticas entre eles, apesar de Francisco ter garantido que "não teve caráter de mediação".
Em 20 de julho, as Farc declararam um cessar-fogo unilateral, ao qual o governo de Bogotá respondeu com a suspensão dos bombardeios de campos da guerrilha.
(DOL, com informações da Agência Brasil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar