plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Traficante 'El Chapo' é transferido para prisão

O narcotraficante Joaquin "El Chapo" Guzmán, que já fugiu da prisão duas vezes e tenta evitar a extradição para os Estados Unidos, foi transferido neste sábado (7) a uma cadeia perto da fronteira com o Texas. Autoridades disseram que a movimentação não in

twitter Google News

O narcotraficante Joaquin "El Chapo" Guzmán, que já fugiu da prisão duas vezes e tenta evitar a extradição para os Estados Unidos, foi transferido neste sábado (7) a uma cadeia perto da fronteira com o Texas. Autoridades disseram que a movimentação não indica uma possível extradição.

Os advogados de "El Chapo", recapturado em janeiro, apresentaram diversos recursos para evitar que ele seja mandado aos EUA, e autoridades mexicanas reconhecem que o processo pode ainda durar um ano.

Chefe do cartel de Sinaloa, "El Chapo" estava detido na prisão de segurança máxima Altiplano, próximo à Cidade do México, e foi transferido para Ciudad Juárez. Segundo a polícia, a transferência foi feita para reforçar a segurança em Altiplano.

A Comissão de Segurança Nacional do México explicou, em comunicado, que tem movimentado mais de 7.400 detentos no país, segundo a estratégia de segurança que foi traçada em setembro.
Michael Vigil, ex-chefe de operações internacionais na Administração Antidrogas dos EUA, confirmou que Guzmán foi transferido devido a preocupações com a segurança. Não especificou, contudo, se as autoridades mexicanas suspeitaram de uma nova tentativa de fuga.

José Refugio Rodriguez, advogado do narcotraficante, confirmou que "El Chapo" foi transferido para a cadeia Cefereso No. 9. Ele disse que a equipe não foi avisada da movimentação e que um dos advogados viajou a Ciudad Juárez para encontrar o cliente. "Não sei que estratégia é essa", afirmou à agência "Associated Press". "Não posso adivinhar em que o governo está pensando". O advogado também afirmou que a equipe continua tentando evitar a extradição.

"El Chapo" enfrenta acusações de sete escritórios de advocacia norte-americanos, de cidades como Nova York, Miami, Chicago e San Diego.

O mexicano fugiu da prisão pela primeira vez em 2001 e foi recapturado apenas em 2014. Ele fugiu novamente em 2015, por um túnel de 1,5 km de comprimento.

As fugas de "El Chapo" inspiraram uma série de TV, "Cartel", que será comandada por Chris Brancato, cocriador de "Narcos".

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!