O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, conquistou um terceiro mandato consecutivo como presidente deste país da América Central no domingo(06). A reeleição demonstrou que a maioria dos eleitores estão satisfeitos com os anos de crescimento sólido, acabando por ignorar as críticas da oposição sobre a instalação de uma dinastia familiar.
Ao juntar seu passado de ex-guerrilheiro marxista com uma abordagem coerente e moderna com o mercado, Ortega contrasta com muitos líderes que foram dominantes na América Latina e que perderam popularidade recentemente após falhar em garantir ganhos na economia.
O ex-militante de 70 anos, que tinha sua esposa, Rosario Murillo, como vice-presidente, teve avassaladores 72,1 por cento dos votos, garantindo um terceiro mandato consecutivo até 2021, informou o conselho eleitoral.
O anúncio fez com que centenas de apoiadores da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) saíssem às ruas de Manágua para celebrar.
O principal oponente de Ortega, o candidato do Partido Liberal Constitucionalista, Maximino Rodríguez, ficou em segundo com 14,2 por cento, de acordo com o conselho eleitoral.
(Com informações de Reuters)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar