Mesmo com muita controvérsia, já está comprovado cientificamente que os cães desenvolvem personalidade parecida com a de seus donos. Ansiedade, raiva e outros comportamentos característicos dos humanos podem influenciar os bichinhos, segundo pesquisa feita por cientistas austríacos.

O estudo foi publicado na revista americana “Plos One”, depois da análise de cem cachorros e seus donos.

O método de estudo foi bastante simples: primeiro os cientistas mediram os batimentos cardíacos dos cães e a resposta a ameaças. Colheram amostras de saliva para avaliar os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse – substância que controla nosso biorritmo, reduz inflamações e estimula a imunidade.

Os donos foram então avaliados de acordo com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. A personalidade dos cachorros também foi avaliada através de um questionário aplicado a seus proprietários.

Emoções 

A cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena analisou o estudo e, para ela, os cachorros são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos – e podem imitar suas emoções.

(Com informações de Daily Mail)

MAIS ACESSADAS